Wednesday, September 25, 2013

Brasil cria linha de produtos para exportação

Seleção Brasileira de Alimentos reúne 11 players do setor e, com apoio da Apex Brasil, quer ampliar mercados
Com apoio da Apex-Brasil, 11 players do setor de alimentos, entre eles JBS, Seara, Vinícola Aurora e Bauducco, farão uma turnê mundial entre 2013 e 2014 para apresentar ao mercado externo uma nova proposta de produtos nacionais.
O projeto foi criado e desenvolvido pela agência internacional de design de alimentos e bebidas Enivrance, e fazem parte da Seleção Brasileira de Alimentos, uma linha com 13 conceitos de produtos para exportação que propõe a reinvenção de ingredientes nacionais, com design exclusivo de embalagem. O investimento no projeto foi de R$ 5,6 milhões e o lançamento oficial será nesta quinta-feira, em São Paulo.
Em seguida, o projeto viajará o mundo em feiras do setor alimentício para apresentar a proposta para compradores estrangeiros da Europa, Ásia e Estados Unidos, com o objetivo de gerar negócios e ampliar exportações para a indústria brasileira de alimentos, mudando a percepção do público estrangeiro sobre a identidade nacional, na busca por um modelo mais moderno e inovador.
"O objetivo da Seleção Brasileira de Alimentos é aproveitar o momento de destaque do Brasil no exterior e revelar uma nova identidade da indústria alimentícia nacional ao mercado externo. Destacamos 11 empresas porque o número é uma metáfora à Seleção Brasileira de Futebol, a pluralidade desse setor", diz Edouard Malbois, CEO da Enivrance. "Elas têm em comum o fato de serem representativas em seu segmento de atuação em termos de inovação, marca e posicionamento, com uma forte disposição de representar essa nova liderança criativa em alimentos", completa.
Malbois adianta que , após o pontapé inicial em São Paulo, o time da Seleção Brasileira de Alimentos fará até 2014, apresentações em Paris, Londres, Colônia, Nova York, São Francisco, México, Tóquio, Shangai, Singapura e Dubai, e também nas cidades brasileiras de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
"Os itens que compõem a seleção serão expostos em feiras do setor alimentício e em eventos de relacionamento com compradores locais. A turnê vai até julho de 2014, quando o time volta ao Brasil para finalizar a viagem durante a Copa do Mundo", explica ele.
Diego Bolson Ruzzarin , diretor da Enivrance destaca que foram desenvolvidas seis ideias para cada empresa integrante da seleção e uma foi eleita. Fundada em 2002, em Paris, a Enivrance nasceu como o primeiro bureau de estilo de comida e bebida e hoje tem escritórios em Paris, Singapura e São Paulo.
"Buscamos criar propostas que mostrem novas possibilidades dos ingredientes típicos, como açaí, mandioca, cachaça e café, saindo do conceito de que o país exporta apenas commodities. Cada item busca ser representativo em seu segmento. Há desde um espumante em garrafa long neck a uma pizza marguerita com o design que homenageia o calçadão de Copacabana. E também opções como os cubos de carne suína cobertos por sementes e frutas secas e até uma cachaça orgânica premium", detalha.
O plano é colocar os produtos da seleção em escala industrial para a venda no mercado externo a partir do segundo semestre do ano que vem, com distribuição em redes de supermercados, delicatessen, lojas de conveniência, acrescenta o executivo da Envirance. O segundo passo, diz Ruzzarin, é a venda também para o mercado interno, no varejo brasileiro.
Com a iniciativa lançada, os dois executivos dizem, no entanto, que ainda é cedo para projetar de quanto será o salto nas exportações com a linha diferenciada de produtos. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), as indústrias do setor exportaram, em 2012, US$ 43,4 bilhões. Já no primeiro semestre de 2013, o volume de exportações foi de US$ 20,1 bilhões, contra US$ 18,8 bilhões do mesmo período do ano passado. Os investimentos também saltaram de US$ 8,2 bilhões para US$ 8,7 bilhões, na comparação entre os semestres. Apesar da crise, o mercado acaba tendo números melhores que o de outros setores da economia.
Brasil Econômico – 24/09/2013
Related products
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP