Wednesday, February 20, 2013

Dell considerou venda da divisão de PCs

A Dell anunciou na semana passada, em um arquivo enviado à Securities and Exchange Commission (SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos), que considerou como alternativa estratégica a venda de seu negócio de PCs ou serviços financeiros antes de definir o fechamento de capital.
Conforme o documento, o posicionamento era uma resposta às questões sobre o processo que levou à aprovação do conselho diretor pelo fechamento de capital da companhia e ao processo de recompra de ações, no valor de US$ 24 bilhões. O material também tinha como objetivo indicar o papel de Michael Dell, CEO e fundador da companhia, após o movimento.
O arquivo na SEC também veio após vários investidores terem se recusado a apoiar os planos de privatização da companhia. Os acionistas expressaram suas preocupações de que esse movimento poderia subvalorizar seus investimentos.
Em agosto de 2012, Michael Dell disse ao conselho da diretoria da empresa que considerava fechar o capital da fabricante. Após o anúncio, o grupo formou um comitê especial de quatro diretores independentes para avaliar a proposta do CEO e as alternativas possíveis.
O comitê especial (que se encontrou mais de 25 vezes além de realizar mais seis reuniões com outros diretores independentes) reuniu-se com três diferentes interessados, que foram autorizados a realizar diligências e apresentar propostas para adquirir a empresa.
Essas empresas não puderam interagir uma com as outras e não poderiam fechar nenhum acordo com Michael Dell sem o consentimento prévio do comitê especial. O fundador da fabricante também concordou em trabalhar de boa fé com qualquer concorrente e avaliaria estratégias alternativas ao fechamento de capital.
As alternativas consideradas sugeriam: que a Dell continuasse como empresa pública, sem mudança no plano de negócios; modificasse o plano de negócios, segmentando a área de PCs em uma organização separada, eliminando a área de serviços financeiros, acelerando sua transformação de negócios com mais aquisições; ou, ainda, a venda/ fusão com um comprador estratégico, escreveu a Dell no registro na SEC.
“Após essa análise, que durou mais de cinco meses e envolveu a participação ativa dos consultores financeiros e o consultor de gestão do Comitê Especial, foi concluído por unanimidade que a operação de fechamento de capital era de melhor interesse para os acionistas da Dell”, escreveu a fabricante.
A decisão da Dell de considerar o spinning out ( separação de uma parte da empresa em um novo negócio; N. da T.) de sua área de PCs foi similar ao anúncio de 2011 de sua rival Hewlett-Packard. Entretanto, diferentemente da HP, que perdeu muito da confiança de investidores e muito de sua capitalização de mercado antes de finalmente abrir mão dos planos de se dividir, a Dell manteve seus planos em segredo até a inscrição da SEC.
Para garantir aos investidores que este seria o melhor acordo possível nos planos de privatização da Dell, o comitê especial, assistido pela Evercore Group, uma empresa independente de consultoria de investimentos com base em Nova York, ajustou um período de 45 dias para solicitação de “venda”. Uma reunião com os acionistas para votar sobre a proposta final é esperada para junho ou julho, dependendo em parte do tempo do processo de análise do SEC, escreveu a Dell.
Brasil Econômico
Related products
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP