Thursday, January 24, 2013

Ford entra na briga dos caminhões extrapesados no mercado brasileiro

A Ford Caminhões se prepara para entrar na briga dos pesados no Brasil. A montadora vai começar a produzir o seu caminhão extrapesado, com capacidade acima de 47 toneladas, em sua fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O lançamento, para o mercado brasileiro, será apenas no segundo semestre.
Com esse caminhão, a Ford finalmente entra num mercado que, no ano passado, representou 25% das vendas de veículos comerciais no Brasil. “É um segmento muito importante para a Ford e esse veículo será vendido também em outros países. É um desenvolvimento conjunto com os engenheiros da Turquia, onde temos uma fábrica completa de caminhões”, disse o diretor de caminhões da Ford, Oswaldo Jardim.
Aliás, o mercado turco conheceu primeiro o caminhão.
O veículo foi lançado lá e ,segundo Jardim, a estratégia da Ford foi abastecer primeiro a Turquia em função de uma c o m p e t i ç ã o mais acirrada.
Lá as vendas no segmento representam cerca de 40% do mercado de caminhões.
“Aqui, é um segmento que vem numa crescente. Acredito que, até o final desta década, as vendas de caminhões extrapesados cheguem a, pelo menos, 30% do total. Por isso, é um segmento fundamental para a Ford”, disse Jardim.
Apesar da entrada nesse segmento, o executivo acredita que a Ford não vai recuperar os dois pontos percentuais que perdeu no ano passado. “O que vai nos dar a possibilidade de recuperar a participação será o novo caminhão que vamos lançar para preencher a lacuna que deixamos com o fim da produção da Série F. Hoje, não temos produtos abaixo de 8 toneladas”, disse Jardim.
Segundo o executivo, esse caminhão chegará ainda este ano e será um dos grandes lançamentos da montadora em conjunto com o extrapesado. “Com esses veículos completaremos a nossa linha no Brasil, estaremos em todos os segmentos.” Com o extrapesado, aliás, a Ford consumiu metade do orçamento para 2011 a 2015. No período, a empresa vai aplicar R$ 670 milhões no país.
“Ainda este ano devemos anunciar mais recursos para o Brasil. Com isso, vamos aumentar o período de investimentos em mais dois anos”, ressaltou Jardim. O anúncio deverá ocorrer em outubro durante a Fenatran, a maior feira de transportes da América Latina.
Novo motor Para o novo caminhão, a Ford vai mudar o seu fornecedor de motores. A montadora tem uma parceira com a Cummins para o fornecimento dos propulsores para os outros modelos da linha Ford Cargo.
Segundo Jardim, o novo fornecedor para o caminhão extrapesado será a FPT, empresa da Fiat Industrial. “Esse será o propulsor que vai equipar o modelo na Turquia e deverá ser no Brasil também”, acrescentou o executivo.
Jardim também anunciou que o extrapesado da Ford não terá configurações de tração 6x4. Segundo ele, esse é um segmento que tem uma proposta de transporte mais sofisticada, e consequentemente mais cara.
“Os caminhões das versões de trações 4x2 e 6x2 representam 60% das vendas do segmento. Então, é mais interessante entrar na briga por espaço nesse segmento”, ressaltou o executivo. No ano passado, a Ford comercializou 21,78 mil unidades no mercado brasileiro. O desempenho da montadora representou uma queda de 28,2% em relação ao ano anterior. A produção também apresentou queda.
Saiu de um volume de 43 mil unidades em um turno de trabalho para 24 mil em 2012.
Brasil Econômico
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