Monday, August 03, 2015

Mel brasileiro está quase pronto para conquistar o mundo

Enquanto o consumo de mel no Brasil ainda é pequeno, as empresas do setor enxergam nas exportações uma forma de crescer e ampliar o faturamento. No ano passado, o País registrou forte crescimento nas vendas para o mercado internacional e subiu seis posições no ranking mundial, ocupando agora o 8º lugar em valor. O crescimento foi de 82% em comparação ao ano anterior e o movimento de US$ 98,5 milhões. Mas depois do pico no ano passado, as vendas, nos primeiros meses do ano, desaceleraram – houve queda de 17,4% em valor e 18,9% em volume.

Mesmo com essa redução, o presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Mel (Abemel), Carlos Pamplona, segue otimista e classifica a situação como “queda natural”. Isso porque os dois anos anteriores ao recorde também registraram queda grande de safra no Nordeste por causa da seca. Em 2014, ocorreu grande demanda no mercado internacional e aumento do dólar, o que elevou as exportações. “Nos dois últimos meses o mercado externo deu uma parada. Eles compraram muito e deram uma parada esperando a produção dos Estados Unidos, que vem no fim de julho”, diz.

Apesar da retração, Pamplona enxerga grandes oportunidades no mercado. “Se o Brasil se preparar, existe um potencial de 100 mil toneladas nos próximos cinco a dez anos. Hoje, o Brasil exporta 25 mil toneladas. Se conseguirmos absorver esse ‘buraco’, as empresas podem ter um aumento de faturamento de até US$ 400 milhões”, afirma.
O Estado de S Paulo
Related products
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP