Friday, June 19, 2015

Vendas de pescados caem 30% no acumulado do ano

A retração no consumo de pescados desencadeada pela crise econômica agravou a situação das indústrias do setor no País, segundo a Abipesca, associação que representa as empresas desse setor. As vendas de pescados caíram 30% no acumulado deste ano, em relação ao mesmo período de 2014.
Do total de companhias que integram a entidade e que respondem por 80% de todo o mercado nacional, um terço entrou com pedido de recuperação judicial. "É um forte sintoma de que o setor não vai bem, por conta da concorrência de produtos importados, da falta de regulamentação da indústria e de políticas públicas", diz Eduardo Lobo, vice-presidente da Abipesca. Cerca de 90% dos associados sobrevivem do mercado consumidor nacional, que está em retração desde o segundo semestre do ano passado.
A maioria das empresas vem tentando migrar sua atuação para o mercado externo para aproveitar o câmbio favorável, segundo o executivo. Ele é sócio da Prime Seafood, de lagostas, que exporta 80% da produção. "As indústrias e os supermercados no País estão com estoques altíssimos. Se essas companhias tiverem apoio, elas poderão alcançar um faturamento de 15% a 20% maior em 2016 e manter seu quadro de funcionários", afirma Lobo.
Entre os pleitos da associação recém-criada está o desenvolvimento de um selo de qualidade. "Com a regulamentação, o segmento poderá investir e retomar seu crescimento."
Supermercado Moderno
Related products
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP