Thursday, September 12, 2013

PRODUÇÃO DO SETOR DE TRANSFORMADOS PLÁSTICOS CRESCE 4,6% NO SEMESTRE

A produção do setor de transformados plásticos cresceu 4,6% no primeiro semestre de 2013, em relação a igual período do ano passado, índice 2,2% acima do crescimento médio da indústria de transformação.
De acordo com os dados do Econoplast, boletim econômico produzido pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), o segmento com melhor desempenho foi o de laminados, com produção 7,5% maior que nos seis primeiros meses de 2012, resultado este mais atrelado a uma recuperação pontual após um longo período apresentando índices negativos em sua produção física. Já o segmento de embalagens, que registrou os melhores números no ano anterior, cresceu 2% em 2013.
A entidade trabalha com a perspectiva de crescimento de 1,5% para o setor de transformados plásticos até o final de 2013, já que o terceiro trimestre do ano tradicionalmente apresenta os melhores índices de produção física. Entretanto, diferentemente do primeiro semestre de 2012, a base de comparação também aumentará, já que no ano passado a indústria esboçou recuperação a partir de agosto.
Entre os setores industriais, o que apurou maior aumento foram os veículos automotores, com crescimento de 14,9%. Tal desempenho puxou os resultados do segmento de artefatos plásticos diversos e colaborou para o bom desempenho do setor em geral.
O setor de transformados plásticos gerou 7,8 mil novas vagas de empregos no primeiro semestre de 2013, totalizando, até junho, 355,6 mil trabalhadores registrados. Com este aumento de vagas no início do semestre, o emprego no setor se recuperou e ultrapassou o valor registrado em 2012.
A produtividade cresceu 3,7% no semestre, ficando bem acima dos 1,4% registrados no mesmo período do ano passado. O resultado também sobrepujou o apurado pela indústria de transformação, que foi de 2,8% neste intervalo.
Nos seis primeiros meses do ano, o consumo aparente brasileiro de transformados plásticos chegou a R$ 29,3 bilhões, valor 6,7% superior ao realizado em 2012. Os produtos importados representam 13% do mercado. Já as exportações são de 5% do volume produzido.
Os investimentos em máquinas e equipamentos, apurados de janeiro a abril, também apresentaram um salto relevante. Os recursos aplicados chegaram a R$ 733 milhões no período, uma alta de 40%. De acordo com a ABIPLAST, essa alta significou um retorno aos níveis médios de aquisição de máquinas e equipamentos e também foi influenciada por expectativas mais positivas dos empresários para o desempenho da economia para 2013.
O boletim econômico da ABIPLAST destaca ainda a alta dos preços ao produtor do setor de transformados plásticos no primeiro semestre, de 3,92% (o indicador utilizado agrega também borracha – Índice de Preços ao Produtor (IPP/IBGE) – Borracha e Plástico). No acumulado dos últimos 12 meses, esse percentual sobe para 7,24%. Já quando se observa os aumentos nas resinas termoplásticas, principal componente do custo do transformado plástico, os aumentos acumulados nos últimos 12 meses foram da ordem de 15%.
ABRE - Associação Brasileira de Embalagem - 09/09/2013
Related products
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP