Friday, May 03, 2013

Pão de Açúcar planeja investir R$ 2 bilhões em 2013; R$ 1,5 bilhão na operação de alimentos

SÃO PAULO - Após driblar a desaceleração do setor de consumo em 2012, o Pão de Açúcar vai apostar neste ano na combinação de expansão orgânica e consolidação de operações para garantir um crescimento robusto, que deve ter as sinergias que terão a ViaVarejo como protagonista.
A maior varejista do país informou nesta terça-feira que planeja investir R$ 2 bilhões ao longo de 2013, sendo R$ 1,5 bilhão na operação de alimentos. O desembolso previsto equivale a uma alta de 26,6% ante o realizado no ano passado.
Também está programada expansão da área de vendas superior a 4% neste ano, sendo que o segmento de supermercados deve ter crescimento de 6 por cento, enquanto as operações não-alimentares devem aumentar de 2 a 3%.
— Estamos bastante otimistas para 2013.Esperamos um ano de crescimento robusto — disse o presidente-executivo do Pão de Açúcar, Enéas Pestana, em teleconferência nesta terça-feira.
A companhia já havia informado que deve abrir pelo menos 150 lojas em 2013, priorizando as regiões Nordeste e Centro-Oeste, e os formatos Minimercado Extra - loja que deve contar com 100 novas unidades neste ano - e Assaí - bandeira de atacarejo para a qual estão previstas de 12 a 15 lojas novas em 2013.
Mas a estratégia de expansão traçada pela varejista passou a contemplar de forma mais ampla o ganho de sinergias provenientes da consolidação de ViaVarejo, que reúne Casas, Bahia, Ponto Frio e Nova Pontocom (comércio eletrônico).
Segundo executivos do grupo, um dos motores de crescimento da ViaVarejo é a expansão da bandeira Casas Bahia no Nordeste. Após cerca de quatro anos, a compra de Casas Bahia e Ponto Frio pelo Pão de Açúcar foi aprovada neste mês pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), seguindo um acordo que prevê a venda de 74 lojas em 54 cidades.
— A aprovação do Cade é positiva e deve permitir melhor uso de ativos imobiliários, além de acelerar ganhos de margem — afirmou a equipe do JP Morgan, em relatório. De fato, a aposta da empresa no setor de eletroeletrônicos aumentou. O grupo prevê que o segmento alimentar tenha margem Ebitda de 7,7% em 2013, abaixo dos 8,2% do ano passado, enquanto a da Via Varejo deve ser de 6,6%, acima dos 5,3% de um ano antes.
Assim, a margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) total neste ano deve ficar em 7,2%, estável ante 2012. O preço dos alimentos tem pesado sobre as vendas do setor supermercadista, resultando em queda dos volume.
Na véspera, a Abras informou que o volume de vendas dos supermercados caiu 1,6% no primeiro bimestre. Ainda assim, o presidente do conselho de administração do Pão de Açúcar, Abilio Diniz, disse prever números fortes para os próximos meses, favorecidos pela desoneração de produtos da cesta básica.
— A desoneração deve contribuir para as vendas de vários produtos — afirmou. O Pão de Açúcar espera fechar 2013 com vendas brutas acima de R$ 63 bilhões, alta de 10,5% sobre o último ano. O segmento alimentar deve contribuir com mais de R$ 34,5 bilhões, ficando o restante com ViaVarejo.
Na segunda-feira, a companhia divulgou lucro líquido 70% maior no primeiro trimestre na comparação anual e acima das expectativas de analistas, impulsionado por melhora operacional da Via Varejo, entre outros fatores. Ainda assim, a ação da varejista se desvalorizava em 1,5% às 13h57, cotada a R$ 108,82 reais, enquanto o Ibovespa subia 1,2%.
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