Wednesday, February 27, 2013

Expansão das redes terá diferenças de ritmo no ano

Um dia depois de o Grupo Pão de Açúcar apresentar os resultados de 2012, a rede americana Walmart e a cadeia de supermercados espanhola Dia publicaram os seus números, com altas fortes nas vendas brutas no quarto trimestre. Apesar do bom desempenho, o plano de crescimento dessas empresas no país em 2013 não seguem o mesmo ritmo.
Dois desses grupos, Pão de Açúcar e Dia, têm projeções agressivas de abertura de lojas este ano. Juntas, as duas varejistas devem abrir pelo menos 250 novos pontos de venda no país. Em 2012, foram 185. Já o Walmart fala em consolidar o seu processo de integração de operações adquiridas nos últimos anos. E quer finalizar o trabalho de implantação do modelo comercial "preço baixo todo dia", que deve ser concluído no fim de 2014. Com isso, pelo segundo ano consecutivo, o Walmart, a maior companhia de varejo do mundo, não deve abrir um volume considerável de unidades no país em 2013.
As posturas discordantes são explicadas pelos momentos diferentes das companhias no Brasil.
O Dia é a operação de varejo alimentar que registra a maior taxa de crescimento no Brasil (entre as companhias de capital aberto aqui ou no exterior) e o país tem ajudado a sustentar os resultados do grupo em mercados emergentes - 46% do que a rede fatura nessas regiões vem do Brasil. Por isso, ela precisa investir aqui. Além disso, como o Dia opera com franquias no país, quem investe pesado no ponto é o franqueado, e não empresa. Como a rede tem ocupado regiões não necessariamente caras nos grandes centros, a expansão orgânica fica mais rápida.
"A cobertura de novas áreas no Brasil nos dará grande oportunidades de crescimento nos próximos anos", disse Ricardo Currás, presidente do Dia, aos analistas na quinta-feira. Em 2013, a empresa abrirá lojas em Minas Gerais. A empresa informou ainda aos acionistas que o Brasil é um dos países que mais receberá investimentos do grupo em 2013. A receita bruta do Dia no mercado brasileiro cresceu 14% no ano passado, atingindo € 1,52 bilhão.
O Dia prevê a abertura de 100 pontos da rede em 2013, versus 81 em 2012. Foi a segunda varejista alimentar que mais lojas abriu em 2012 - perde para o Grupo Pão de Açúcar. A rede de varejo controlada pelo Casino inaugurou 104 pontos em 2012 e prevê 150 inaugurações em 2013 - esse número pode chegar a 170, apurou o Valor. No Pão de Açúcar, a previsão para 2013 é de pelo menos repetir o valor de R$ 1,5 bilhão investidos em 2012. Quase metade foi para abertura de lojas - R$ 700 milhões. O grupo quer manter esse ritmo em 2013, como já comentou seu CEO, Enéas Pestana, em entrevista ao Valor na semana passada.
No Walmart, os esforços estão em outra direção. A empresa precisa terminar o projeto de integração das operações das redes Bompreço e Sonae, adquiridas em 2004 e 2005, e que estão sendo consolidadas na mesma base do Walmart no Brasil desde 2011. Esse processo deve ser finalizado até o início de 2014. Ao mesmo tempo, outra ação também ganhou prioridade: a implantação da política do "preço baixo todo dia" no país, que consiste em parar de trabalhar com promoções pontuais e passar a ofertar itens com preços estáveis.
Com duas iniciativas paralelas, a empresa no país definiu que é preciso concluir essa fase de mudanças, antes de partir, novamente, para uma expansão orgânica mais forte. A implantação do "preço baixo todo dia", por exemplo, só termina no fim de 2014, informou a matriz da rede. De outubro a dezembro de 2012, as vendas do Walmart no Brasil subiram 11,3%, mas a empresa registrou prejuízo operacional. No ano passado, o grupo abriu 44 lojas no país. O número para este ano não foi divulgado.
Valor Econômico
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