Friday, November 08, 2013

Riachuelo acelera vendas e lucro sobe 52%

Com forte performance em vendas e expansão de margens, a Guararapes, dona da varejista de moda Riachuelo, reportou crescimento de 51,8% no lucro líquido terceiro trimestre, para R$ 89,4 milhões. "O quarto [trimestre]deve ser ainda melhor", disse Flávio Rocha, presidente da companhia, ao Valor.
A receita líquida da companhia avançou mais de 17%, para R$ 1 bilhão, em um movimento de aceleração em relação ao restante do ano. No acumulado até setembro, o crescimento é de 13,7%.
No critério "mesmas lojas" (unidades abertas há mais de um ano), as vendas da Riachuelo cresceram 10,1%, surpreendendo quem achava que as condições da economia não permitiram, nem tão cedo, que as varejistas de moda voltassem a apresentar alta de dois dígitos no indicador.
Na Renner, as vendas 'mesmas lojas' subiram 5,8% no terceiro trimestre, enquanto na Hering caíram 2,4%, em relação ao mesmo período do ano passado.
As outras duas concorrentes listadas, Marisa e a Restoque (dona da Le Lis Blanc), só divulgarão seus resultados referentes ao período na próxima semana.
"Apesar do ritmo de abertura de lojas elevado no ano e no trimestre conseguimos avançar bem nas vendas das lojas antigas. Houve pouca canibalização", afirmou o empresário.
Até agora, a Guararapes inaugurou 27 novas lojas em 2013, totalizando 187 unidades.
Antes dos juros e dos impostos, a companhia teve lucro de R$ 123 milhões, aumento de 52,9%, em ritmo superior ao avanço das receitas. Houve melhora de 1,6 ponto percentual na margem bruta e queda das despesas operacionais.
Rocha considerou a performance do trimestre "muito forte" por mostrar que a companhia está sendo capaz de crescer com expansão de margem, ainda que o ambiente de consumo em 2013 esteja mais desafiador que nos anos anteriores.
Para o empresário, essa conquista é reflexo da captura de sinergias do modelo de negócio da Guararapes, que coordena desde a produção de fios até o financiamento ao cliente na loja. "O modelo está amadurecendo. Desde o quarto trimestre do ano passado, isso tem ficado mais claro nos nossos resultados", afirmou Rocha, que compara o formato integrado da Guararapes ao de varejistas de 'fast fashion' como Zara, da Espanha.
Rocha salientou a importância do novo sistema logístico que está sendo implementado pela companhia, que ele chama de "integrado por SKU".
O modelo está permitindo à Riachuelo ter mais agilidade na reposição de peças, reduzindo remarcações e, consequentemente, preservando as margens. "Também conseguimos diminuir a ruptura nas lojas. Ou seja, falta de tamanhos de determinados produtos", afirmou o empresário.
Segundo Rocha, o sistema logístico integrado por SKU já está 50% implantado. Até meados de 2014, estará em toda companhia.
O empresário afirmou ainda que o segundo semestre tem tudo para ser bom para o setor de semi-duráveis, fato que não ocorreu na primeira metade do ano.
O resultado líquido da Midway, financeira do grupo, cresceu 44%, para R$ 28,4 milhões no terceiro trimestre. A receita da operação financeira alcançou R$ 201,5 milhões, alta de 5,4%.
Related products
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP