Thursday, January 31, 2013

Microsoft repagina Office, um de seus carros-chefes, de olho na mobilidade

Desde o ano passado, o presidente mundial da Microsoft, Steve Ballmer, tem mencionado em eventos a expressão “onda de inovação”, se referindo ao momento pela qual a gigante de tecnologia está passando. Desde então a companhia tem lançado no mercado itens como o tablet Surface e o sistema operacional Windows 8 e tenta deixar de ser conhecida como uma empresa de software para ser uma companhia de “serviços e dispositivos”. Agora, a bola da vez nesta estratégia é o pacote Office, responsável por 30,5% da receita total, que teve uma nova versão lançada ontem.
“O novo Office é um elemento muito importante para a onda de inovações que a Microsoft está promovendo”, diz Michel Levy, presidente da Microsoft no Brasil. A novidade é a disponibilidade do pacote de aplicativos na nuvem, ou seja, acessível via internet. O lançamento também dá início a uma nova política de atualização do pacote, que passa a acontecer de forma automática ao invés de a cada três meses.
O Office 365 Home Premium está disponível no Brasil por R$ 179 para a assinatura anual (até o dia primeiro de abril) e oferece 20 GB para armazenamento e 60 minutos de Skype, serviço de que foi comprado em 2011 pela Microsoft por US$ 8,5 bilhões. “O Skype é o irmão mais novo da família e há muitas possibilidades de integração”, afirma Roberto Prado, diretor de competitividade da Microsoft.
Mercado
O principal concorrente da Microsoft na área de pacotes de aplicativos “na nuvem” é o Google, com seu Google Docs. A Microsoft, no entanto, evita falar sobre uma possível briga entre os dois por mercado. “Estamos em patamares diferentes, temos mais produtos e serviços, não podemos comparar”, diz Ana Carolina Garini, gerente de produtos para empresas da Microsoft.
De fato, a Microsoft ainda nada de braçada neste segmento. O Office possui 92% do mercado corporativo no Brasil, de acordo com o último levantamento feito Fundação Getulio Vargas (FGV) sobre administração de recursos de TI. E no mundo o pacote de aplicativos é utilizado por uma em cada sete pessoas, seja em casa, na escola ou no trabalho, totalizando um bilhão de usuários.
No entanto, apesar da liderança, o conceito de oferecer os aplicativos deste tipo “na nuvem” foi instituído pelo Google e, agora, a Microsoft segue a mesma tendência, de olho no crescimento da mobilidade dos usuários. “As pessoas querem estar cada vez mais conectadas com todos os seus dispositivos e a nova versão foi criada pensando nessas mudanças”, diz Gabriela Zaninetti, gerente de produto da Microsoft.
Além do Office Home Premium, foram lançadas também versões específicas do pacote válidas apenas para um computador e voltadas para estudantes universitários (R$ 239), pequenas empresas (R$ 589) e profissionais (R$ 1079).
Brasil Econômico
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