Os supermercadistas vão aumentar os investimentos em expansão. Levantamento de SM com cerca de 100 supermercadistas constatou que, do valor total do lucro líquido obtido em 2014, 11,1% será destinado a inaugurações, uma alta de 6,1 pontos percentuais sobre o ano anterior. Já em compra de imóveis e terrenos será aplicado 12,6% do valor do lucro líquido, um aumento de 2,6 pp em relação ao levantamento anterior.
Também deverá ser maior o montante investido em reformas e aquisições, que subiram, respectivamente, 4,4 e 3,7 pontos percentuais. Para Marta Pelucio, professora do MBA da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, o ideal é que esses investimentos só sejam realizados se a empresa estiver segura do seu retorno. “Um exemplo é se o supermercadista for entrar em uma nova região onde o mercado consumidor ainda está em expansão ou que não esteja saturado”, explica. O mesmo raciocínio vale para repaginações de filiais e compra de outras redes.
Ainda de acordo com a pesquisa de SM continua significativa a fatia destinada à remuneração dos acionistas e donos: 19,1%, contra 20% do ano anterior.
Confira na edição de abril de SM, que circula a partir de 20/04, mais detalhes sobre como foi o desempenho do setor em lucro líquido no ano passado.
Supermercado Moderno - 06/04/2015
Related products
See this news in: