Friday, May 30, 2014

Venda de veículos cai 11% em maio

Campanhas promocionais e anúncios na televisão ainda não conseguiram reanimar o mercado de veículos, que segue em queda livre neste mês. Levantamento preliminar, com base em licenciamentos realizados até quarta-feira, mostra que as vendas caem 11,3% na comparação com maio do ano passado e 6,4% ante abril.
A queda acumulada pela indústria automobilística neste ano, que até abril estava em 5%, chega agora a 6,3%, colocando na conta emplacamentos de carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.
As montadoras reclamam da seletividade dos bancos na liberação de crédito, situação pela qual costuram uma solução com o governo e o sistema financeiro. Também há o impacto do aumento de preços após a retirada de descontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a introdução obrigatória de airbags e freios ABS nos automóveis.
Mas analistas também falam em menor propensão ao consumo, como reflexo, entre outros fatores, do comprometimento da renda - após dívidas assumidas nos últimos anos - e da menor confiança na economia.
Em maio, o mercado de caminhões, na esteira de melhores condições de financiamento a bens de capital, ainda ensaia alguma recuperação, marcando alta de 12,6% na comparação com abril - embora ainda 2,3% abaixo do volume de igual período do ano passado. As vendas de carros de passeio e utilitários leves, porém, estão quase 12% abaixo dos emplacamentos de um ano atrás. Em relação a abril, o recuo nesse segmento é de 7,2% até agora.
Em meio à acomodação da demanda, agravada pela queda nas exportações para a Argentina e avanço dos estoques, as montadoras vêm ajustando a produção com medidas como antecipação de férias coletivas, paradas pontuais de fábricas e afastamento temporário de operários com a suspensão de contratos de trabalho. Para reduzir o excesso de mão de obra, muitas delas também abriram programas de demissão voluntária. Levantamento da Anfavea, a entidade que abriga as montadoras instaladas no país, mostra queda de 12% na produção de veículos até abril.
Na briga entre as marcas, a General Motors (GM) volta a perder neste mês o segundo lugar para a Volkswagen, apesar de o presidente da montadora no Brasil, Santiago Chamorro, ter ido à TV para oferecer "desconto de funcionário" ao consumidor comum. Até a última quarta-feira, a GM tinha 17,5% das vendas, abaixo dos 18,3% da Volks, segundo dados compilados pela consultoria Oikonomia.
A liderança segue com a Fiat, que tem 20,6% do mercado neste mês. O resultado consolidado das vendas de maio, assim como a participação das marcas, será divulgado no início da semana que vem pela Fenabrave, entidade das concessionárias de veículos.
Valor Econômico - 30/05/2014
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