Tuesday, July 02, 2013

No segundo trimestre, venda fraca

As vendas de eletrodomésticos "não estão boas. Acredito que não haja crescimento no segundo trimestre", disse o presidente da associação dos fabricantes do setor (Eletros), Lourival Kiçula.
No primeiro trimestre do ano as vendas encolheram entre 15% e 20%, em relação a igual período do ano passado. Kiçula diz que há chances de neste segundo semestre o setor voltar a um patamar mais positivo devido, em especial, a vendas de TVs (por causa da Copa do Mundo em 2014), lavadoras de roupas, geladeiras e fogão.
Em férias, Kiçula acompanhou de longe o anúncio do aumento das alíquotas de IPI para produtos da linha branca, que vale a partir de hoje: "Não é surpresa, era o combinado. O importante é que há um conceito da essencialidade, ou seja, quanto mais necessário o produto, menor deve ser o imposto". Máquina de lavar roupa, por exemplo, segue com IPI de 10% por prazo indeterminado - apenas 52% dos domicílios no país têm lavadora de roupa automática.
Mas Kiçula diz que o governo poderia rever o IPI da lavadora semiautomática (ou tanquinho), que teve a alíquota de IPI elevada de 2% para 4,5%. Ele entende que o tanquinho é um produto de "entrada" para muitos consumidores e que, portanto, deveria ter um IPI menor. "Vamos fazer um levantamento de quantas empresas nacionais fabricam esse tipo de lavadora, como podemos melhorar esse produto e aí levar uma proposta ao governo", disse.
Valor Econômico - 01/07/2013
Related products
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP