Friday, July 12, 2013

Alcatel One Touch inicia produção no Brasil

A Alcatel One Touch, fabricante de celulares pertencente ao grupo chinês TCL, anunciou ontem o início da venda e da fabricação de smartphones e tablets no Brasil. A produção será feita em Manaus por uma empresa especializada na fabricação de eletrônicos por encomenda. Nem o nome do fornecedor, nem o investimento na produção foram revelados. A produção local vinha sendo estudada desde 2011. Apesar do nome, a Alcatel One Touch não tem ligação com a fabricante de equipamentos de rede Alcatel-Lucent.
Segundo Marcos Daniel, presidente da Alcatel One Touch no Brasil, a fabricação local é importante para melhorar o atendimento aos clientes locais e aproveitar a isenção de PIS e Cofins na venda de smartphones produzidos localmente, anunciada em abril.
A princípio, a companhia colocará à venda três smartphones e um tablet montados no Brasil. Os smartphones chegarão ao varejo na segunda quinzena de agosto com preços que variam entre R$ 399 e R$ 1 mil. O tablet chegará na mesma época e será vendido com exclusividade pela operadora TIM, ainda sem um preço definido.
Segundo Daniel, os preços dos smartphones podem ficar ainda mais baixos se os varejistas aplicarem o desconto de 9,25% do PIS e do Cofins no momento da compra. De acordo com o executivo, mais dois modelos serão lançados até o fim do ano.
No Brasil há dez anos, a Alcatel One Touch só vendia aparelhos mais simples no país, conhecidos como "feature phones". De acordo com Daniel, em 2012 a companhia atingiu participação de 7% do mercado de telefones do Brasil, em número de aparelhos vendidos, o que a deixou na quarta colocação, atrás de Samsung, Nokia e LG. Com o lançamento dos smartphones, dos tablets e de novos "feature phones", o objetivo é dobrar as vendas no país em 2013. "Vamos reforçar o marketing, nos expor mais ao público", disse o executivo.
Para Christian Gatti, vice-presidente da Alcatel One Touch para a América Latina, com o reforço da operação no Brasil a companhia pretende assumir a terceira colocação do mercado de telefonia na região, posição ocupada atualmente pela LG. Segundo Thomas Liu, diretor financeiro da TCL Communications , unidade responsável pela marca Alcatel One Touch, o crescimento no Brasil é importante para o processo de expansão internacional da marca no mundo. Com receita de quase US$ 10 bilhões em 2012, a TCL tem mais de 60 mil funcionários e vende produtos como celulares, eletrônicos e eletrodomésticos.
Nos últimos dois anos, a TCL vem estudando a venda de produtos com marca própria no Brasil. Atualmente, além da venda de celulares mais simples, a companhia atua no país com o fornecimento de tecnologia para aparelhos de TV e ar-condicionado vendidos por outros fabricantes, como a Britânia, dona da marca Philco. De acordo com Daniel, a ideia é trazer para o país produtos da área de multimídia da TCL, como TVs.
Os estudos para trazer produtos com a marca TCL ao país avançaram nos últimos meses e representantes da matriz já vieram ao Brasil para conversar com redes varejistas. Em agosto do ano passado, o presidente do conselho e fundador da TCL, Li Dongsheng, disse ao Valor que a venda de produtos da TCL poderia ocorrer neste ano. Mas, de acordo com Daniel, isso não será possível. "Para 2013 não dá mais tempo", disse. Não há novo prazo para o início das operações com marca própria.
Valor Econômico - 17/07/2013
Related products
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP