Tuesday, May 21, 2013

Ex-funcionários lançam celular baseado em sistema deixado pela Nokia

A finlandesa Jolla (pronuncia-se “iolla”), companhia criada em 2011 por ex-funcionários da Nokia, anunciou hoje o lançamento de seu primeiro smartphone. O aparelho, que ainda não ganhou um nome específico, tem como principal novidade o sistema operacional Sailfish.
Desenvolvido com base no MeeGo - software que a Nokia abandonou em 2010 ao optar pelo Windows Phone, da Microsoft, para equipar seus smartphones -, o Sailfish entra na briga para se tornar um dos sistemas operacionais alternativos ao duopólio do Google, dono do Android, e da Apple, dona do iOS, no mundo dos smartphones.
Segundo a empresa de pesquisa IDC, os dois sistemas responderam por 92,3% do mercado de smartphones no primeiro trimestre — sendo 59,1% para o Android e 23% para o iOS. De acordo com especialistas, esse cenário tem criado problemas para fabricantes e operadoras, que têm visto seu poder de negociação enfraquecido frente ao Google e à Apple.
Hoje, o Windows Phone e o BlackBerry OS são os nomes mais conhecidos na disputa. Mas a lista vai engrossar nos próximos meses. Entre junho e julho chegarão ao mercado os primeiros aparelhos com o Firefox OS, sistema desenvolvido pela Fundação Mozilla, dona do navegador de internet homônimo com apoio de operadoras como a Telefónica.
Até o começo de 2014 também podem ser lançados modelos com o Ubuntu OS, da inglesa Canonical, dona do sistema operacional para computadores Ubuntu. A Samsung também pode lançar em breve aparelhos com o Tizen, sistema que está sendo criado por ela em conjunto com a Intel. A gigante chinesa de comércio eletrônico, Alibaba, também está na briga com o Amos OS, direcionado ao mercado chinês.
O aparelho da Jolla entrou em pré-venda hoje, custando 399 euros. As vendas começarão na Europa e depois serão estendidas para outros países. A expectativa é entregar os aparelhos a partir do fim do ano. Ele tem tela de 4,5 polegadas, processador dual-core, câmera de 8 megapixels e será compatível com redes de quarta geração (4G) em determinados países. O smartphone também será compatível com aplicativos desenvolvidos para o Android.
Related products
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP