Friday, March 15, 2013

Zara anuncia lucro recorde em 2012

O espanhol Amancio Ortega, dono do grupo Inditex, proprietário da rede Zara, foi eleito pelo ranking da Forbes como o terceiro homem mais rico do mundo.
Em um país com alto índice de desemprego e com muitas empresas em situação delicada, o homem mais rico da Espanha é um magnata raro em meio a uma cultura corporativa dominada por dinastias familiares.
Ortega ultrapassou o investidor norte-americano Warren Buffett e o presidente do grupo de luxo Bernard Arnault da França. À frente de Ortega está o mexicano de telecomunicações Carlos Slim o número 1, seguido por Bill Gates, co-fundador da Microsoft.
O valor líquido estimado da fast fashion de Ortega é de US$ 57 bilhões. Seu modelo de negócios é construído sobre uma fórmula de renovação sem fim, com vestidos e blusas exibidos em milhares de lojas Zara em todo o mundo por apenas alguns dias antes de serem levados tirados dos cabides e manequins e substituídos por uma linha ainda mais recente do vestuário.
Jás os clientes sabem que têm de comprar as roupas rapidamente, porque os modelos não ficam disponíveis por muito tempo. A estratégia global também incentiva os consumidores a retornar com frequência para ver novas gamas e tendências.
A Inditex tem um modelo agressivo de gestão e de atuação no mercado, com mais de 6 mil lojas em 90 países. Além da marca Zara que é o carro-chefe de Ortega, o grupo mantém a Zara Home, Massimo Dutti e outras. A varejista de moda é a maior do mundo, à frente da Gap e Hennes & Mauritz, fazendo 840 milhões roupas por ano.
O império de Ortega é um negócio com dinheiro na mão, com uma capitalização de mercado de US$ 84 bilhões , que está prosperando em meio a escuridão econômica profunda que está engolindo o seu país de origem. As ações da companhia subiram 67% no ano passado, contrariando uma queda nos gastos do consumidor na Espanha.
Ortega, um atarracado homem de 76 anos de idade, que gosta de usar blazer azul, camisas brancas e calças casuais, levou para casa no ano passado US$ 859 milhões como rendimento dos 59% das ações da Inditex que possui. Avesso a entrevistas, ele raramente aparece em público e mantém discrição sobre sua vida.
Ele também desafiou a escuridão e falta de perspectiva pela qual vive a Europa, por meio de compras inteligentes e administração de bens imobiliários. Sua estratégia de marketing é inteligente: as lojas Zara são muitas vezes colocados em locais premium, perto de outras marcas mais luxuosas.
A Inditex diz que não faz propaganda, e com celebridades como Kate Middleton - esposa do príncipe William da Grã-Bretanha - vestindo roupas Zara, ela não precisa mesmo fazer.
Ao que parece, a estratégia da empresa vem dando certo. Em 2012, a empresa registrou lucro recorde de US$ 3 bilhões, crescimento de 22%, graças a sua expansão, principalmente na Ásia. O volume de negócios também subiu, 16%, US$ 20,5 bilhões e seu Ebitda avançou 20%, a US$ 5,04 bilhões, no exercício de 2012, encerrado em 31 de janeiro.
Apesar do bom resultado, os números ficaram abaixo das expectativas do mercado e mostram uma desaceleração no quarto trimestre: nos primeiros nove meses do ano, a Inditex registrou crescimento de 27% do lucro líquido, 25% do EBITDA e 17% do volume de negócios.
O grupo prosseguiu em 2012 com a política de expansão, com 482 novas lojas, sendo 121 na China. A empresa afirma ainda ter criado 10.802 novos postos de trabalho. A Inditex supera com folga a principal concorrente, a sueca Hennes & Mauritz (H&M), que registrou em 2012 um lucro líquido de US$ 2,5 bilhões, alta de 6,6%.
Brasil Econômico
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