Monday, December 16, 2013

Natal de 2013 será pior para o varejo do que foi o de 2012

Com o varejo dando sinais de desaceleração neste segundo semestre, os comerciantes não devem reservar grandes expectativas para as vendas de Natal. Se depender do consumidor, os gastos com presentes neste final de 2013 serão menores do que em anos anteriores e chegarão ao pior nível desde 2008, ano do início da crise financeira global.
A estimativa é da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com base em dados da Sondagem do Consumidor de novembro. O levantamento revela que o ânimo do consumidor para compras natalinas caiu 3,9% em relação a 2012, para 78,0 pontos. "Há uma sensível redução em relação a 2012", analisou a coordenadora da pesquisa, a economista Viviane Seda. "O indicador mostra desaceleração do consumo no período natalino".
Cautela
Ao longo do ano, segundo Viviane, o consumidor se mostrou mais cauteloso em relação às compras e mais preocupado com a situação das finanças pessoais e do emprego, o que se traduziu em menor ímpeto para compras natalinas. "Tem ainda o aumento da taxa de juros e o medo da volta da inflação, que estão ajudando esses consumidores a se tornarem mais cautelosos", disse a coordenadora.
Related products
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP