Monday, January 07, 2013

Samsung deve crescer mais que a Apple e se manter líder em 2013

A empresa sul-coreana Samsung deve manter a liderança no mercado de celulares em 2013 e talvez até amplie a diferença sobre a americana Apple, sua principal rival. A previsão é da consultoria Strategy Analytics, que acompanha o mercado de telefonia móvel ao redor do mundo.
Segundo estudo da consultoria, antecipado pela agência de notícias Reuters, ao todo devem ser vendidos 875 milhões de celulares em todo o mundo neste ano. O valor representaria um crescimento de 27% em relação a 2012. Apesar da elevação, haverá uma desaceleração na taxa de aumento, pois no ano passado foram vendidos 45% mais aparelhos que em 2011.
A leve desaceleração, de acordo com o relatório da consultoria, se deve ao início de uma saturação do mercado em países como os Estados Unidos e também na Ásia, incluindo a China.
O estudo indica que a Samsung deve vender 290 milhões de celulares, contra 215 milhões alcançados no ano passado. O aumento, de 35%, supera o da Apple. A empresa fundada por Steve Jobs registrará, segundo a Strategy Analytics, uma elevação de 33% e atingirá 180 milhões de celulares vendidos em 2013.
A vantagem da Samsung está na quantidade de modelos diferentes disponíveis e no sucesso do Galaxy S III em mercados como o americano. Uma versão ainda mais moderna pode ser lançada neste ano, mantendo a sul-coreana à frente de suas concorrentes. Modelos mais populares continuarão sendo fabricados.
Um modelo. A Apple, por sua vez, ainda produz apenas o iPhone, embora venda modelos anteriores do celular que revolucionou a telefonia mundial. Uma versão menor e mais barata pode ser introduzida para tentar competir com a Samsung e outras companhias. Os analistas até apostam que o nome poderá ser "iPhone Mini". No ano passado, a empresa introduziu uma versão menor de seu tablet, o iPad Mini.
Celulares que operam através do sistema Windows 8, da Microsoft, como alguns aparelhos da HTC e da Nokia, também esperam conquistar fatias do mercado ao longo deste ano. Mas os que utilizam o Android, do Google, como a Samsung, ainda devem levar vantagem.
Existe a expectativa de a canadense Research in Motion (RIM) finalmente lançar o Blackberry 10. A empresa, que dominava o mercado de smartphones até poucos anos atrás, tomou uma série de decisões consideradas equivocadas por analistas de mercado e, assim, viu sua fatia no setor praticamente se pulverizar.
Estadão
Related products
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP