Thursday, January 24, 2013

Cencosud cresce 16%, mas precisa integrar negócios no Brasil

A chilena Cencosud foi a empresa de varejo que mais cresceu na América Latina no ano passado. A taxa de expansão ficou à frente das duas maiores operações varejistas na região, o Grupo Pão de Açúcar, no Brasil, e o Walmart , no México. As vendas brutas, segundo estimativas de analistas, cresceram 16% em 2012, para US$ 18 bilhões, em relação a 2011. Desde 2010, as vendas subiram quase 50%. Mas os analistas também dizem que varejista terá que tratar de duas questões paralelas em 2013: redução do endividamento e integração de negócios comprados no Brasil, que ainda operam separadamente.
Como cresceu rapidamente porque foi às compras de forma agressiva - gastou US$ 4 bilhões em aquisições na América do Sul desde 2010 -, a Cencosud se endividou. Cerca de US$ 1,5 bilhão foram investidos na compra de sete varejistas brasileiras. No caixa da rede, entraram US$ 3 bilhões em um ano e meio, por meio de emissão de bônus no exterior e aumento de capital.
Boa parte desse valor foi obtido com o J.P.Morgan, em outubro, para pagar a compra do Carrefour, na Colômbia, a maior aquisição da rede. Com essa operação, especialistas passaram a fazer contas: as últimas aquisições da Cencosud, no Brasil, aumentaram levemente a dívida. Mas a compra do Carrefour, positiva em termos estratégicos, pode mudar o rating da empresa.
A Fitch Ratings atribuiu o rating BBB- para a operação de emissão de US$ 1 bilhão em bônus no fim do ano passado, e para todas as operações envolvendo a empresa. Se mantiveram o ritmo de aquisições em 2013, sem reduzir as dívidas, José Vertiz, analista que elabora o relatório, fala numa possível redução do rating da dívida da empresa: "Isso reflete a pressão sobre a posição de liquidez da empresa e flexibilidade financeira, numa operação de financiamento com dívida de curto prazo".
Segundo analistas do Santander, sem a aquisição do Carrefour na Colômbia, a relação entre dívida líquida e Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) teria variado de 2,8 a 3 vezes ao fim de 2012. Com a dívida nova e o valor do Ebitda da operação da Colômbia, essa relação vai a 4,4 vezes. "Financiamento é nossa maior preocupação e não podemos descartar um aumento de capital da empresa a médio prazo", escreve Adolfo Ortuzar, do Santander. Em 30 de setembro, a Cencosud tinha de US$ 6,7 bilhões em dívida total ajustada.
Com operações em cinco países latino-americanos, a Cencosud já informou que não planeja, no curto prazo, entrar em um novo país. Daniel Rodriguez, seu presidente executivo, disse no fim de 2012 que planeja retornar a relação dívida sobre o Ebitda ao nível em que estava antes da aquisição da Colômbia. Procurada pelo Valor, O Cencosud não quis se manifestar.
Especialistas não questionam a estratégia de expansão via aquisições. Mas tem que acontecer dentro de um planejamento de integração dos ativos adquiridos. "Eles [Cencosud] ainda não juntaram quase nada. Integração custa dinheiro, aumenta as despesas e leva tempo. Muitas varejistas adiam isso", diz Antonio Coriolano, sócio da RetailConsulting.
A Cencosud comprou sete supermercados no Brasil (ver tabela acima). E estas empresas ainda não operam sob um único CPNJ. Alguns departamentos, como administrativo e recursos humanos, foram centralizados e trabalham para as sete redes, apurou o Valor. Os centros de distribuição também não estão integrados.
A primeira aquisição ocorreu em 2007, com a sergipana G.Barbosa. Nos dois anos seguintes, não fez novas compras e voltou a negociar dois anos atrás. Não é incomum adiar integrações. O Walmart, que iniciou aquisições no Brasil em 2004, começou a integrar as operações em 2011.
Valor Econômico
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