Wednesday, June 22, 2016

Após 50 anos, União Atacado encerra atividades em Uberlândia

A União Atacado, que iniciou as atividades há 50 anos, em Uberlândia (MG), fechou as portas e demitiu cerca de 100 funcionários da área comercial. O fim das ações da empresa foi iniciado na quarta-feira (15/6), quando os funcionários foram liberados mais cedo, após receberem o comunicado de fechamento.
Na quinta-feira (16/6), os demitidos foram até a sede da empresa, no Distrito Industrial, zona norte, para dar baixa na carteira de trabalho e iniciar os encaminhamentos para os exames demissionais. O atacadista está, desde 2013, em processo de recuperação judicial para evitar que fosse decretada a falência.
A reportagem do Correio de Uberlândia contatou os empresários donos do atacadista, os irmãos Geraldo Caixeta e Adélio Caixeta, mas eles não atenderam às ligações. O advogado Paulo Calheiros, que conduzia o processo de recuperação judicial e teve o contrato rescindido, afirmou que a empresa já havia conseguido cumprir duas etapas da recuperação que consistiam no pagamento de funcionários e alguns dos fornecedores.
Na empresa, a informação passada à reportagem pelos profissionais da administração é de que foram encerradas as atividades de compra e venda da unidade sede em Uberlândia e de logística em algumas das 15 filiais.
Um dos funcionários da área comercial da empresa, que pediu para não ser identificado, afirmou que todos já sabiam da tentativa de recuperação da empresa. “Fomos comunicados, ontem, que a empresa encerrava as atividades. Já vinha de recuperação e a gente meio que sabia desse cenário, mas não esperava”, afirmou o trabalhador que estava na empresa há seis anos. Algumas equipes de vendas teriam recebido uma mensagem de texto pelo celular, falando das qualidades da equipe e desejando sorte.
Histórico
Fundada em 1966, com o nome de Armazém União, a empresa mudou de formação em 1990, quando passou a se chamar União Atacado e expandiu suas atividades para outros Estados. A empresa se consolidou como uma das maiores do mercado, atingindo 15 filiais em diferentes Estados.
Até 2012, mais de 400 funcionários estavam ativos. No Balanço Patrimonial de 2011, a empresa já registrava prejuízo de R$ 20,8 milhões, segundo o documento de recuperação judicial. No ano seguinte, o atacadista, iniciou o processo de recuperação judicial, homologado em 2013, e que vinha sendo cumpridos, segundo os advogados da empresa.
Em 2015, com início das discussões sobre o fim do regime de tributação especial aplicada em Minas Gerais, o atacadista foi um dos primeiros a alegar que deixaria as atividades no Estado devido à expectativa de aumento de custos.
Supermercado Moderno
See this news in: english espanhol
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP