Tuesday, May 12, 2015

Consumo de aluminio em embalagens cresce 6,8% em 2014

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) informou que o consumo de produtos de alumínio pelo segmento de embalagens foi de 475,9 mil toneladas no ano passado, um crescimento de 6,8% em relação a 2013, quando o volume foi de 445,4 mil toneladas. O setor de embalagens, atendido por chapas e folhas, é o principal mercado de alumínio no Brasil, respondendo por 33% da demanda.
Já o consumo para o mercado doméstico de produtos transformados de alumínio recuou em 2014. Segundo a entidade, a demanda interna de produtos transformados de alumínio atingiu 1.429,7 mil toneladas, volume 5,5% menor ao consumido em 2013, de 1.512,5 mil toneladas.
A queda do consumo foi provocada pelo desempenho, principalmente, de produtos fundidos, seguido de extrudados, fios e cabos. Para 2015, as primeiras previsões da ABAL apontam para um ano de estabilidade no consumo, com leve crescimento de 0,3%.
Segundo o presidente executivo da ABAL, Milton Rego, embora as expectativas de crescimento do país em 2015 não sejam otimistas, a boa notícia é que o setor de alumínio não vai cair em 2015 e se manterá estável. Milton explica que a estabilidade vem de dois fatores: “o primeiro motivo é o uso de alumínio no setor de embalagens com perspectivas de crescimento e o segundo que garantirá a estabilidade do setor é a utilização de alumínio em painéis fotovoltaicos”.
As vendas externas da indústria brasileira do alumínio no primeiro trimestre somaram US$ 941 milhões FOB, queda de 8,1% em relação ao mesmo período de 2012; as importações também recuaram 9,4% registrando US$ 310 milhões FOB. De acordo com as previsões da ABAL, em 2014 as exportações do setor devem totalizar US$ 4,4 bilhões (+12,6%), impulsionadas principalmente pelo aumento dos embarques de alumina. Já as importações, devem registrar queda de cerca de 17,0%, totalizando o valor de US$ 1,4 bilhão.
ABRE - 11/05/2015
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