Thursday, January 29, 2015

Vendas do autosserviço alimentar cresceram 2,24% em 2014

O setor supermercadista apresentou crescimento real de 2,24% em 2014 na comparação com o ano anterior, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), divulgado nesta terça-feira (27/01). Em 2013, o setor havia crescido 5,36% e em 2012, 5,30%. Na avaliação da associação, embora o crescimento tenha sido menor que em 2013, o resultado das vendas em 2014 foi positivo, principalmente pelo desempenho geral da economia brasileira. A manutenção do emprego – que manteve a taxa de desemprego em um patamar baixo durante o ano todo – permitiu que as vendas do setor crescessem acima do PIB. A expectativa inicial é de um crescimento de 2% no faturamento real em 2015. No mês de dezembro, as vendas em valores reais, deflacionadas pelo IPCA/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apresentaram alta de 20,62% em relação ao mês imediatamente anterior e alta de 2,94% na comparação com o mesmo mês de 2013. Em dezembro de 2014, o Abrasmercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, apresentou alta de 0,76% em relação a novembro, chegando a R$ 381,12. No acumulado do ano (janeiro a dezembro) a cesta registrou alta de 5,76% em relação ao mesmo período de 2013. Os produtos com maiores alta em dezembro na comparação com novembro foram: batata, feijão, cebola e extrato de tomate. As maiores quedas foram impulsionadas por: tomate, leite longa vida, queijo prato e queijo mussarela. A cesta da Região Sudeste foi a que apresentou maior alta, 2,16%, atingindo o valor de R$ 368,57. Já a da Região Norte, apresentou a maior queda, -1,07%, registrando R$ 424,72.
Supermercado Moderno
See this news in: english
Other news
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 third floor 01452-001 São Paulo/SP