terça-feira, 24 de maio, 2022

Azeite gaúcho é eleito um dos melhores do mundo

A 7ª edição da EVO IOOC Italy 2022, a mais importante competição de azeite de oliva da Itália e uma das mais relevantes do mundo, elegeu neste final de semana o brasileiro Milonga como o melhor do Hemisfério Sul. A marca de azeite premium, produzido na cidade de Triunfo, no Rio Grande do Sul, existe desde 2019 e, em sua estreia, ganhou o prêmio máximo do concurso com sua safra monovarietal Arbequina, de origem espanhola. “É a primeira vez que colocamos nossos azeites em concursos. Isso prova o quanto eles são especiais!”, escreveu a empresa em seu perfil no Instagram. O azeite ganhador é descrito como “suave” e “muito aromático”, com aromas predominantes de banana, grama cortada e camomila.
Além do título de melhor azeite do mundo, a Milonga recebeu medalha de ouro com o blend Arlequina e Coratina e prata para o rótulo monovarietal de azeitona Koroneiki. A EVO IOOC Italy 2022 é uma competição que acontece desde 2016 e que preza pela procedência de qualidade dos rótulos. Por isso, só podem participar marcas que conseguem provar e garantir a origem de seus produtos.
Já o melhor do Hemisfério Norte – separado do Sul no concurso por questões técnicas – foi o rótulo orgânico Superbo, produzido na região italiana de Terracina com as variedades de azeitona Itrana e Moraiolo. 
- BRASIL NA EVO IOOC ITALY 2022
A Milonga não foi a única produtora brasileira a brilhar nesta edição do prêmio. O azeite Sabiá Arbequina, produzido em Santo Antônio do Pinhal (SP), levou como melhor da América do Sul e o rótulo paulista Orfeu Picual levou como o melhor do Brasil. A gaúcha Lagar H, da azeitóloga Glenda Haas, ganhou como melhor monovarietal da América do Sul com seu azeite de Arbequina. De Porto Alegre, a Casa Gabriel Rodrigues foi eleito o melhor blend do Hemisfério Sul com sua mistura de azeitonas Arbequina e Arbosana.
https://forbes.com.br/forbeslife/2022/05/azeite-gaucho-e-eleito-um-dos-melhores-do-mundo/ Forbes - 23/05/2022
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP