quinta-feira, 09 de junho, 2016

Devassa vira premium, mas empresa promete preço competitivo

São Paulo - A Brasil Kirin relançou uma de suas principais marcas, a Devassa, decidindo abandonar a fórmula mais popular da bebida, chamada de "Bem Loura", e apostando apenas na versão mais premium, feita com puro malte e sem adição de outros cereais como milho e arroz.
A mudança resultou num reposicionamento de marca, o qual vai responder por parte importante do orçamento de marketing de R$ 400 milhões da companhia para o ano.
Apesar do novo apelo, o vice-presidente de marketing e estratégia comercial da Brasil Kirin, Minás Vourodimos, afirma que os preços ficarão mais próximos dos de marcas de massa do mercado.
A ideia é que a Devassa seja um produto intermediário entre a marca mais popular do grupo, a Schin, e outras cervejas especiais como a Eisenbahn.
O executivo admite que o cenário atual do setor tem sido menos favorável para as vendas em volume, mas considera que a companhia tem no momento uma oportunidade de capturar um público que aspira cervejas premium, mas que hoje enfrenta um momento de renda disponível menor.
A produção de cerveja no Brasil vem caindo justamente num cenário de retração na renda disponível e num momento em que custos das cervejarias aumentaram em razão sobretudo de alta nas alíquotas de impostos estaduais.
Vourodimos avalia, porém, que o segundo semestre pode trazer alguma recuperação para o setor. "Já tem havido alguma retomada de confiança dos consumidores e o mercado de cerveja costuma se recuperar muito rapidamente, então o setor deve ser um bom termômetro dessa recuperação que se espera da economia pela frente", comenta.
Segundo dados apresentados pela companhia, as marcas de cervejas premium detêm hoje 5,7% do mercado de cervejas enquanto os produtos de massa, chamados de "mainstream", ainda eram 68% em 2015. A fatia das cervejas mainstream, porém, tem caído em relação aos 72% observados em 2014.
Para Vourodimos, o mercado de cervejas se tornou mais complexo nos últimos anos, com a proliferação de novas marcas nacionais, internacionais e cervejarias especiais. Esse é um dos fatores que contribuiu para a decisão da companhia de retomar as origens da marca Devassa, que surgiu como um produto artesanal no Rio de Janeiro antes de ser adquirido pelo grupo.
Exame
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP