quinta-feira, 11 de junho, 2015

Fabricante faz acordo com o Cade

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) assinou ontem um acordo com a Ambev para encerrar um processo movido pela Kaiser em 2007, em que a companhia foi acusada de adotar práticas de exclusividade de vendas. Em 2010, a Kaiser foi adquirida pela holandesa Heineken.
Pelo acordo, chamado formalmente de Termo de Compromisso de Cessação (TCC), a Ambev se comprometeu a limitar em 10% o volume de vendas em pontos com os quais detém algum tipo de acordo de exclusividade. A empresa também não vai ultrapassar em 8% a quantidade de pontos de venda de cerveja com exclusividade.
Segundo a relatora do processo, conselheira Ana Frazão, esse limite seria aceitável já que permite que ao menos 92% dos pontos de venda com marcas da Ambev fiquem livres para adquirir produtos de empresas rivais.
O termo assinado também prevê que a Ambev terá que alterar a sua política de refrigeração. A companhia está proibida de exigir exclusividade dos pontos de venda em troca do empréstimo de refrigeradores. Com o acordo, o processo foi encerrado.
Dona de marcas como Brahma e Skol, a Ambev tem 67,5% do mercado brasileiro de cerveja.
Valor Economico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP