quarta-feira, 14 de agosto, 2013

Microcervejarias pegam carona em bandas de rock

Matanza, Ratos de Porão, Raimundos, Sepultura, Blues Etílicos. Bandas, sim. E cervejas também. Para ganhar mercado e ampliar o poder de divulgação, as fabricantes de cervejas especiais resolveram migrar para o universo da música.
E seguem o exemplo de cervejarias que, lá fora,multiplicam as homenagens a ícones do rock . O preço da bebida por não ser lá muito pop — fica em torno de R$ 20 — mas a proposta do mercado de cervejas especiais ou Premium é justamente a exclusividade.
Neide Araújo, diretora do Núcleo de Empresas Cervejeiras da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), afirma que as microcervejarias especiais equivalem a 0,15% do mercado nacional. E, por isso mesmo, é preciso investir em ferramentas de marketing que chamem atenção.
“Esse movimento acaba sendo tendência porque as microcervejarias não dispõem da mesma estrutura das grandes e precisam encontrar meios de ganhar espaço no mercado. O preço é mais alto porque o público-alvo é diferenciado e a distribuição é em bares temáticos. Essa fórmula poderá até mesmo, no futuro, estimular as grandes cervejarias a seguir um caminho semelhante”, calcula Neide.
Hoje, segundo a Abrabe, o Brasil tem cerca de 200 microcervejarias, concentradas principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. São pequenas indústrias, a maioria empresas familiares, com produção que não ultrapassa os cinco milhões de litros por ano.
Ainda segundo a associação, os produtos desenvolvidos pelas microcervejarias têm teor de malte não inferior a 80%, são fabricados com ingredientes especiais e seguem receitas tradicionais. O setor apresenta tendência de crescimento e deve atingir 2% da fatia do mercado de cervejas em dez anos. Esse crescimento, no entanto, depende da mudança de hábitos de consumo, que acontecem de forma gradual. O mercado como um todo produziu mais de 14 bilhões de litros de cerveja em 2012.
Durante a Brasil Brau - XI Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, que aconteceu em junho, em São Paulo, a cervejaria Karavelle, de Indaiatuba (SP), que tem como sócio o cantor Seu Jorge, garoto propaganda da marca, lançou suas novas Cervejas Rock, em parceria com a rádio 89 FM.
Já a Dortmund, cervejaria deSerra Negra, no Circuito das Águas Paulistas, lançou a Matanza IPA, homenagemà banda de rock carioca. Na próxima semana saem as garrafas das cervejas Korzus e Claustrofobia. E, em breve, será a vez da cerveja Ratos de Porão e de outra, que destaca um de seus integrantes, o vocalista João Gordo.
AcervejariaBamberg,deVotorantim (SP), uma das pioneiras nas homenagens roqueiras, já havia lançadoaRaimundosHellesedepoiscolocou no mercado a Camila, Camila, uma das músicas da banda de rock Nenhum de Nós. A Raimundos Helles também é uma criação da Bamberg, assim como a Sepultura Weiss , quehomenageiaos25anosdabanda. O Blues também tem vez entre as cervejas especiais. A Cervejaria Mistura Clássica criou a Blues Etílicos, uma Hellbier, estilo típico da região de Munich.
Brasil Econômico - 13/08/2013
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP