quarta-feira, 18 de outubro, 2023

Brasileiros compram menos queijo, mas fazem ingrediente durar mais

Com alta de 26,3% no preço no segundo trimestre, em relação ao mesmo período de 2022, os brasileiros estão fazendo render mais o queijo comprado, com um aumento de 6,4% em ocasiões de consumo. Isso significa que estão deixando de comer, em média, meia fatia por refeição para conseguir manter os frios no carrinho.
Segundo pesquisa da Kantar, o queijo fatiado é o único formato que apresenta crescimento em volume, com um aumento de 3%. A contribuição para a alta é puxada pela muçarela (2,5%). Já o prato teve queda de 1,8%.
Os heavy buyers (consumidores assíduos) são os que mais contribuem com a categoria. Esses clientes fazem parte das classes D e E, têm mais de 50 anos de idade, compram no varejo tradicional e são residentes de regiões metropolitanas do Sul (Curitiba e Porto Alegre) e de São Paulo.
- Presunto ganha espaço
Com um repasse menor no preço, de 12,8%, no mesmo período, o presunto ganhou espaço na mesa dos brasileiros, com um aumento de 12% no volume médio nas refeições.
Das sete regiões metropolitanas analisadas pela Kantar, o Rio de Janeiro é o que mais consome um único tipo de frios durante as refeições: 88% das ocasiões são feitas com um ingrediente, sendo que metade delas são apenas com queijo. As outras cidades que fazem parte do estudo são Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.
https://mercadoeconsumo.com.br/18/10/2023/destaque-do-dia/brasileiros-compram-menos-queijo-mas-fazem-ingrediente-durar-mais/ Mercado&Consumo - 18/10/2023
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP