quarta-feira, 06 de julho, 2016

Preço do feijão só deve normalizar no início de 2017

A regularização do abastecimento de feijão e a possibilidade de retorno dos preços do produto a um patamar considerado razoável, para atender ao mercado, devem ocorrer somente no início de 2017, a partir da colheita da primeira safra. Segundo Eduardo Lüders, presidente do Ibrafe (Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses), embora esteja prevista maior oferta do grão entre o fim de julho e durante o mês de agosto, quando serão colhidas as áreas irrigadas (a chamada terceira safra), o volume não será suficiente para trazer os preços a um ponto satisfatório para o consumidor.
“Com a entrada da safra irrigada, a partir deste mês e a concentração em julho e agosto, prevê-se uma queda nos preços, que devem ser normalizados até a entrada da safra 2016/17, que começa a ser plantada em setembro e colhida no começo do próximo ano”, prevê Neri Geller, secretário de Política Agrícola do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
A falta de feijão no mercado, causada pela queda na produção, elevou os preços do produto a patamares nunca antes vistos no Brasil. Em vários municípios de diferentes Estados, os produtores já recebem acima de 500 reais pela saca de 60 quilos. “Em São Paulo, os preços pagos ao produtor apresentaram ligeira queda de fevereiro para março deste ano, no entanto, essa queda não foi repassada ao consumidor”, relata o pesquisador Alcido Elenor Wander, chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Arroz e Feijão (GO).
Wander afirma que há grandes variações nos preços entre regiões: os maiores em lugares que produzem o feijão do tipo comercial carioca, especialmente onde houve quebra de safra decorrente dos efeitos climáticos do fenômeno El Niño. “Um fato interessante é que os aumentos de preços ao produtor são repassados ao atacado e varejo (consumidor final), quase que instantaneamente. Já as quedas de preço ao produtor demoram entre dois e três meses para chegar ao consumidor”, observa o pesquisador.
Supermercado Moderno
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP