terça-feira, 24 de setembro, 2013

Mitsubishi entra no mercado de elevador no país

Mais um grupo asiático vai disputar o mercado de elevadores no Brasil, hoje dominado pelas multinacionais ThyssenKrupp, Atlas Schindler e Otis. Após a Hyundai começar as obras de sua fábrica em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), a Mitsubishi Electric, fabricante de equipamentos do conglomerado industrial japonês, anunciou na semana passada que assumiu o controle da LGT, empresa que produz elevadores na vizinha Guaíba.
Embora o valor da transação não tenha sido divulgado oficialmente no comunicado feito pelo grupo japonês em Tóquio, o aporte de capital da Mitsubishi na empresa gaúcha foi superior a R$ 50 milhões, segundo Leonardo Galdino, diretor de relações com o mercado e membro da família fundadora da LGT.
Diretamente ou via subsidiárias e coligadas, a Mitsubishi Electric Corporation passa a ter 94,7% do capital da LGT, que adota agora a marca Melco, do grupo japonês. A parcela remanescente, de 5,3%, continua com a família Galdino. O empresário Lauro Galdino, que fundou a LGT em 2006, continuará na administração da empresa como diretor de operações. Porém, acima dele haverá um presidente de conselho (chairman) e diretor-executivo (CEO, na sigla em inglês) a ser nomeado pela Mitsubishi.
Leonardo Galdino diz que o negócio não envolveu venda de participações da família, mas sim uma capitalização feita pela Mitsubishi na companhia. As negociações, diz ele, duraram cerca de um ano até a concretização do acordo. Por dois meses, os negócios da LGT também passaram por uma auditoria (due diligence) pela Mitsubishi, informa o executivo. "O namoro foi longo".
A fábrica de Guaíba emprega cerca de 300 funcionários e opera a um ritmo de 120 elevadores por mês. A Mitsubishi também vai importar no Brasil escadas rolantes produzidas em suas fábricas na Ásia, diz Galdino. Há espaço para expansão dentro de uma área de aproximadamente 80 mil metros quadrados, mas o executivo evita adiantar o plano de negócio da companhia a partir de agora.
Com a chegada da Mitsubishi e o investimento da Hyundai, a região da Grande Porto Alegre se consolida como um grande polo de produção de elevadores, já que Guaíba também abriga a fábrica da Thyssen. Em São Leopoldo (RS), a Hyundai terá sua primeira fábrica desse produto fora da Ásia.
A demanda por elevadores no Brasil, estimulada por novos projetos de construção civil, supera 15 mil unidades por ano. Ao justificar sua investida no país, a Mitsubishi Electric - cujo faturamento no mundo alcançou US$ 37,9 bilhões no último ano fiscal - citou o crescimento econômico brasileiro, a migração em direção a áreas urbanas e a ascensão da classe média. Para o grupo, esse consumo seguirá em alta.
Valor Econômico - 16/09/2013
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