terça-feira, 02 de julho, 2013

Quem vai ser o campeão de vendas?

A disputa pela liderança no quarto maior mercado mundial, o brasileiro, acirra a competição entre as montadoras, que aceleram as novidades e lançam novas tecnologias por aqui.
O mercado mundial de automóveis dá sinais de recuperação os investimentos se mantém e a busca pelos melhores resultados parece até uma Copa do Mundo, em que as fábricas representam seus países e os jogadores são os modelos mais competitivos. Veteranos como o Gol brasileiro, o Corolla japonês ou novidades como o alemão Up! são os craques que vão decidir a competição de 2014, um torneio que tem nas torcidas um suporte fundamental. Quem irá cair no gosto do público e se transformar em lucro para sua marca?
O critério para a montagem desses “times” é o local onde os carros são produzidos e não a nacionalidade das marcas. Assim como os jogadores são escolhidos cuidadosamente para integrar a seleção, escolhemos os modelos que hoje seriam os maiores destaques da indústria de cada país.
Até a Copa de 2014, a gama de modelos de cada nação vai receber novidades, são os “reforços” para a temporada. Começando pela tecnicamente impecável seleção alemã, vale ressaltar que a Mercedes-Benz deve lançar o instigante sedã CLA AMG e ainda o GLA; a BMW virá com a inédita série 4; e a Audi aposta no A3 g-tron, este elétrico. Na Argentina, o GM Tracker foi o modelo que empolgou no recente Salão de Buenos Aires e logo estará percorrendo as ruas dos hermanos.
O Brasil terá bons lançamentos até a Copa de 2014, com destaque para o subcompacto Up!, da Volkswagen, e o substituto do veterano Fiat Mille. No segmento dos médios, a terceira geração do Ford Focus é aguardada com grande expectativa.
Nos Estados Unidos, o Salão de Detroit abre o ano com novidades das montadoras norte-americanas e internacionais. Passando para o continente europeu, a Renault deve lançar uma picape baseada no Duster, este renovado para a nova temporada, e a Peugeot aposta no SUV pequeno 2008. Esta, aliás, uma tendência. Os “jogadores” estão perdendo peso e dimensões para ganhar mais agilidade urbana e economia. Exemplos disto são o EcoSport, o Duster, o mais vendido do grupo RenaultNissan, e o Mitsubishi ASX.
Na China, a maior indústria automobilística do mundo, é de onde podem vir grandes novidades até a competição. O nosso Santana, muito popular na década de 90, vai ganhar uma nova geração que será apresentada lá.
Depois , desembarca por aqui. Seria como um jogador nacional expatriado em um time fazendo o caminho de volta, para jogar na seleção. Perto dali, na Coreia, a Hyundai revelou a nova cara do seu utilitário mais vendido em todo o mundo - o iX 35.
Brasil Econômico – 01/072013
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP