sexta-feira, 06 de setembro, 2013

Mitsubishi Caterpillar instala sua primeira unidade de vendas no país

De São Paulo - Com a aposta na continuidade do crescimento do mercado brasileiro de empilhadeiras, a Mitsubishi Caterpillar Forklift America Inc. (MCFA) deu início a um plano de expansão no país. O primeiro passo é a instalação de uma unidade no Brasil, em novembro, para armazenar e vender peças de máquinas no mercado local. Futuramente, os planos incluem a montagem de empilhadeiras no país e, depois, até uma fábrica.
A companhia opera no Brasil há 17 anos por meio de distribuidores, vendendo principalmente empilhadeiras para uso industrial. Entre seus principais clientes estão empresas de logística, da cadeia automotiva, dos setores de óleo e gás e de bens de consumo.
Em um primeiro momento, o armazém, localizado em Embu (SP), será responsável pelas vendas de peças aos clientes. Os representantes das máquinas da MCFA no Brasil continuarão solicitando o equipamento via Estados Unidos. Enquanto isso, a empresa pretende expandir sua rede de concessionárias parceiras no país.
Nos próximos passos, a MCFA vai concentrar as solicitações das empilhadeiras em sua unidade no Brasil e, depois, trazer as peças para montar a máquina no país. O quarto e último passo será a instalação de um fábrica. No entanto, os últimos movimentos dependerão de como o mercado brasileiro irá responder à chegada da empresa e de como ficarão as projeções de crescimento do setor, afirma Victor Cruz, gerente-geral da empresa no Brasil.
A previsão atual do mercado é de que as vendas somem entre 23 mil e 25 mil empilhadeiras no país neste ano, entre 23% e 34% acima das 18,7 mil unidades do ano passado. O crescimento previsto pela MCFA, ao menos neste ano e no próximo, supera os 50%. Segundo Cruz, a companhia prevê avanço de seu faturamento de cerca de 115% em 2013 em relação a 2012, somando as vendas de peças e máquinas. Para 2014, a projeção é de mais 54%, afirma o executivo.
"De uns anos para cá, o Brasil começou a ter um crescimento acelerado importante, então o próximo passo seria ter uma presença direta dentro do país. Mas ainda não há uma data definida para uma fábrica", afirmou Cruz. Os incentivos fiscais ao setor, como a linha de crédito Finame, do BNDES, animam a companhia a a montar e produzir no país.
Segundo ele, o patamar mais alto do dólar, que poderia frear as importações, não prejudica a companhia. Isso porque suas concorrentes também são muito dependentes da moeda americana, ou por também serem importadoras das máquinas inteiras ou de grande parte delas. Em relação às alíquotas de importação neste segmento, Cruz afirma que a maior parte dos produtos não tem similar nacional e são taxados em 2,5% ao entrar no país. Nos casos em que há produção local, a taxa é de 14%.
A MCFA é controlada pela Mitsubishi Caterpillar Forklift, joint-venture formada em 1992 pelas fabricantes Mitsubishi e Caterpillar e com um faturamento global de US$ 1,7 bilhão no ano fiscal terminado em junho do ano passado. (OA)
Valor Econômico - 05/09/2013
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP