quinta-feira, 06 de junho, 2013

Cencosud tem queda de 4,9% na receita no Brasil

Maior rede de varejo do Chile e com operação no Brasil, a Cencosud - dona das redes Bretas, G.Barbosa e Prezunic - registrou uma redução de 63,1% no lucro líquido de janeiro a março em suas operações no mundo. A queda foi reflexo de um aumento de 23,5% nas despesas operacionais, de uma pressão maior de provisões e de perdas cambiais. Segundo relatório de resultados publicado ontem, a receita líquida chegou a crescer 13,8% no período, alcançando US$ 5,22 bilhões (R$ 10,4 bilhões), mas isso não ocorreu graças aos negócios no Brasil.
No país a Cencosud perdeu vendas, enquanto os concorrentes Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart cresceram.
As 206 lojas do grupo chileno, entre supermercados e hipermercados, apuraram receita líquida de US$ 1,08 bilhão (R$ 2,1 bilhões) no primeiro trimestre, recuo de 4,9% em relação ao mesmo período de 2012. O Brasil foi o único país com queda no indicador. A receita do grupo Pão de Açúcar no mesmo período avançou 10,9%. Walmart e Carrefour informam apenas vendas brutas, mas em ambos houve crescimento. A participação do Brasil na operação da empresa - com negócios no Chile, Argentina, Peru e Colômbia - caiu de 25% de janeiro a março de 2012 para 20,6% no mesmo período de 2013.
A companhia não informou a razão para a queda ou se a operação brasileira registra lucro ou prejuízo. Além da dificuldade de crescimento local, a Cencosud opera no país o negócio que registra as menores margens. Varejo alimentar tem rentabilidade abaixo de varejo de material de construção e vestuário, outros duas operações do grupo, que não estão no Brasil. Há rumores de que a Cencosud já estudou a entrada de novos negócios no país, onde atua com as redes G.Barbosa, Perini, Mercantil Rodrigues, Prezunic e Bretas.
Ao se analisar as vendas "mesmas lojas", que só considera pontos existentes há mais de 12 meses, o Cencosud no país cresceu 2,3% de janeiro a março - abaixo de Carrefour (10,6%), Pão de Açúcar (9,6%) e Walmart (3,7%). Apesar de fraca, a expansão da rede chilena mostrou alguma melhoria. No terceiro trimestre de 2012, essa taxa foi negativa em 1,4% e subiu para 1% de outubro a dezembro. A inclusão dos números da rede Prezunic, do Rio, (cuja compra foi anunciada em novembro de 2011) ajudaram no desempenho.
"A título comparativo, as vendas 'mesmas lojas' no Brasil tem melhorado o seu desempenho. A rede com o indicador negativo foi Bretas [localizada em Minas Gerais] e a empresa está mudando a logística e a equipe comercial para melhorar esses resultados", informa o balanço a rede, fundada pelo alemão Horst Paulmann.
Segundo a companhia, a operação brasileira pressionou os custos por causa de maiores gastos com remuneração, mas houve um aumento na margem bruta de supermercados do grupo nos cinco países onde atua (de 0,5 ponto, para 25,1% de janeiro a março) graças a melhorias nas condições de negociação com indústrias brasileiras.
Valor Econômico - 31/05/2013
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