segunda-feira, 25 de março, 2013

Fabricantes tentam driblar má fase do mercado de PCS

Diante do cenário de quedas nas vendas, as fabricantes de computadores que atuam no Brasil tentam, cada uma a sua maneira, driblar a fase ruim do mercado e aumentar as vendas. Foco em recursos como telas touch screen e na mobilidade estão entre as apostas das empresas deste setor, que sofrem com um mercado cada vez mais competitivos e com margens de lucro menores.
Segundo a IDC, as vendas caíram 2% no ano passado em relação a 2011, totalizando 15,5 milhões de unidades comercializadas, entre notebooks e desktops. A consultoria afirma que a queda se deu porque muitos varejistas ainda tinham estoques dos trimestres anteriores, formados com base no otimismo do início do ano em relação à economia do país. Além disso, os fabricantes enfrentam a concorrência com outros dispositivos, como tablets e smartphones, que vêm caindo no gosto dos brasileiros.
“Não acredito que o tablet roube mercado de PCs, e sim que bloqueie o crescimento”, afirma Marcel Campos, gerente de produtos Asus. Diante deste cenário, a estratégia da fabricante no Brasil é de focar em notebooks, modalidade que ainda cresce no país, e trazer recursos e acabamentos sofisticados para produtos “de entrada”.
Foi o que a empresa fez em seu último lançamento, que traz tela sensível ao toque ao notebook por R$ 1,5 mil. Campos explica que com o lançamento do Windows 8, da Microsoft, ficou mais fácil lançar produtos com touch screen, pois o sistema operacional já está preparado para este tipo de tela, já que é utilizado também em tablets.
Com essa estratégia a Asus, que fabrica computadores no Brasil desde 2009, alega não estar tendo problemas com queda nas vendas de PCs. Além disso, tem se preparado para abocanhar também o mercado de tablets com o lançamento de um produto de R$ 700 neste mês, o MeMO Pad.
“Vamos poder alcançar um público que não alcançávamos antes, com o produto de R$ 1,5 mil, o Transformer”, diz Campos. Para conseguir baixar mais os preços, a empresa estuda a produção local do tablets, que ainda são importados.
A preocupação das fabricantes em investir em tablets tem como base os números deste mercado. Em 2012, houve crescimento 171% em relação a 2011 no Brasil, de acordo com a IDC. A expectativa é que as vendas alcancem 11,4 milhões de unidades em 2017, o que tem feito as empresas de PCs se movimentarem nesta direção.
Outra fabricante, a Dell, afirma que recentemente anunciou um grande número de lançamentos em seu crescente portfólio de computadores, incluindo novos tablets. A empresa também está preocupada em melhorar seu posicionamento de preços em PCs e acredito que isso a beneficiará em futuros resultados. A Dell não abre os números da operação brasileira, mas globalmente viu as vendas de notebooks caírem no último trimestre, e quer reverter o quadro.
Valor Econômico
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