sexta-feira, 08 de fevereiro, 2013

Varejo se antecipa e comemora as vendas maiores deste Carnaval

O aquecimento das vendas nas lojas especializadas em produtos de carnaval levou os empresários do comércio varejista do Rio de Janeiro a rever para cima a projeção de aumento de faturamento, previsto inicialmente em 6% para os festejos de Momo deste ano.
É o que revela pesquisa divulgada ontem pelo Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio). Foram ouvidos 500 empresários da cidade entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro.
“Há um sentimento de que pode ocorrer um crescimento [DAS VENDAS] maior do que o previsto”, disse à Agência Brasil o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves. Ele estimou que o incremento das vendas no Carnaval deste ano pode chegar a 8% ou 9%.
O valor médio das compras está em torno de R$ 150 por consumidor. “O pessoal está muito animado com o Carnaval. O Rio de Janeiro tem muito turista, tem muitos blocos. E os blocos têm favorecido o comércio”, explicou Gonçalves.
Para todos os bolsos
O movimento é maior nas lojas do centro da cidade, especialmente na área de abrangência da Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega (Saara), mas também há aquecimento de vendas nos bairros das zonas sul e norte, que vendem fantasias e artigos de verão. “Os turistas compram também camisetas, bermudas”, explica o presidente do CDL.
Presidente do tradicional Cordão do Bola Preta, Pedro Eugênio Marinho confirmou à Agência Brasil que, embora os participantes do bloco não tenham uma indumentária específica, à exceção da camiseta própria da agremiação, há um aumento significativo do uso de fantasias, neste Carnaval.
“Aqui [NO BLOCO] o pessoal sai como pode, porque do jeito que vier vai ser bem recebido. Mas a gente sabe que hoje, com a revitalização do Carnaval, graças a Deus, o pessoal está realmente comprando fantasia”, diz Marinho. “O pessoal quer algo mais além de brincar o Carnaval. Quer se fantasiar”.
Não é só no Rio que as expectativas são boas. Os comerciantes em São Paulo já começaram a comemoração antes mesmo dos dias de folia.
A venda de itens como espumas, confetes e fantasias está a todo vapor e os estoques para atender a demanda já foram reforçados.
Supermercados
As vendas nos supermercados durante o Carnaval devem ter crescimento de 6% em comparação ao mesmo período de 2012, segundo dados da Apas (Associação Paulista de Supermercados).
A previsão é de que as bebidas com teor alcoólico tenham alta de 6% no volume de vendas e as não alcoólicas de 5%.
As carnes devem ter um aumento estimado de 8%, especialmente os corte para churrascos.
Brasil Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP