sexta-feira, 08 de fevereiro, 2013

Produção de veículos tem o melhor janeiro de sua história no Brasil

O ano de 2013 começou com uma grande notícia para o setor automobilístico nacional. Em janeiro as montadoras instaladas no país produziram 279.332 unidades, a melhor marca para o mês de todos os tempos.
“Começamos o ano bem. Houve montadoras que nem fizeram férias coletivas isso mostra a força do mercado”, disse o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini.
Segundo os dados da entidade, o crescimento na produção foi de 7,7% em janeiro sobre dezembro, alcançando 279,3 mil unidades. Na comparação com janeiro do ano passado, a produção disparou 31,9 %.
“Fevereiro deverá ter baixa na produção, em razão do carnaval, além disso, o mês é mais curto. Mas, o importante é que o ano começou bem.”
A produção de caminhão também deu um salto importante no mês de janeiro deste ano. O crescimento foi de 4% em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 12,1 mil unidades para 12,7 mil veículos. Na comparação com dezembro de 2012, a produção de caminhões cresceu 42,7%. Naquele mês, foram fabricados 8,9 mil unidades.
Esse crescimento vem num bom momento para a indústria brasileira. Já que no ano passado, a produção total de veículos caiu 1% e a montagem de caminhões, 40,5%.
Esse movimento provocou, no ano passado, medidas de contenção da produção, como suspensão temporária de trabalho e férias coletivas alongadas.
O presidente da Man Latin America, Roberto Cortes, já havia mencionado a melhora do mercado e consequentemente a produção. “A manutenção dos incentivos do governo, a redução das taxas do Finame PSI (Financiamento do BNDES), impactaram positivamente o setor. Com isso, já começamos a aumentar a cadência de produção. Acreditamos que ao final de 2013, estaremos nos níveis de produção de 2010”, disse Cortes recentemente ao BRASIL ECONÔMICO.
Vendas
As vendas de veículos novos caíram 13,3% em janeiro sobre dezembro e subiram 16,1% ante janeiro do ano passado, para 311,5 mil unidades.
As vendas receberam impulso de consumidores interessados em aproveitar estoques de veículos faturados ainda com o desconto integral do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). O tributo passou a ser gradualmente elevado a partir deste ano.
“Os estoques estavam baixos em razão das vendas em alta em dezembro, quando licenciamos 359,4 mil unidades”, disse Cledorvino Belini.
Já as exportações de veículos, incluindo máquinas agrícolas, somaram US$ 1 bilhão, queda de 5,4% na comparação com dezembro. Em unidades, os embarques somaram 36.232 unidades, alta de 9,5% sobre janeiro do ano passado.
Brasil Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP