sexta-feira, 01 de fevereiro, 2013

Nintendo projeta prejuízo inesperado por causa do Wii U

A fabricante japonesa de videogames Nintendo reduziu sua projeção de receita e previu um segundo ano consecutivo de prejuízo anual, em meio à perda de ímpeto nas vendas de seu novo console Wii U.
A companhia previu prejuízo líquido de US$ 220 milhões no ano fiscal que se encerra em março, revertendo sua projeção anterior de lucro no mesmo valor e ficando abaixo da estimativa prevista por 19 analistas. “Foi uma surpresa um tanto negativa”, disse Yasuo Sakuma, diretor de carteira da Bayview Asset Management.
A Nintendo, que nasceu fabricando baralhos no final do século 19, vinha contando com o Wii U, sucessor do Wii lançado seis anos atrás, para reanimar seu desempenho, diante da concorrência cada vez mais acirrada da Apple e de outras fabricantes de tablets.
A projeção de vendas do Wii U no ano até 31 de março foi reduzida a 4 milhões de consoles, ante estimativa prévia de 5,5 milhões de unidades, sendo que a empresa também reduziu as projeções de venda para os portáteis 3DS e o Wii original.
A Nintendo reduziu sua projeção de vendas do 3DS a 15 milhões de unidades, contra 17,5 milhões anteriormente, enquanto para o DS reduziu as 2,5 milhões de unidades previstas em outubro a 2,3 milhões.
A projeção rebaixada da Nintendo surge em um momento de queda acentuada do iene ante outras moedas nos dois últimos meses, o que representa vantagem para uma companhia que vende 70% de seus produtos no exterior.
O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, afirmou que o desenvolvimento de software para o Wi U não tinha avançado de acordo com os planos, mas acrescentou que a companhia espera sair do vermelho no próximo ano fiscal, que começa em primeiro de abril. Analistas dizem que a mudança nos hábitos de uso de videogames pode forçar a empresa a buscar lucros com suas séries de jogos como Super Mario em aparelhos produzidos por outras companhias.
A Nintendo lançou o Wii U em novembro, seu primeiro console em 16 anos a ter um título exclusivo da série Super Mario. O aparelho também vem com um controlador “Gamepad”, com funções semelhantes às de um tablet.
Outro recurso é uma rede social chamada “Miiverse”.
Brasil Econômico
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP