terça-feira, 05 de novembro, 2013

Lenovo entra no setor de lâmpada LED e mira consumo doméstico

A Lenovo, multinacional chinesa com larga experiência na área de tecnologia, decidiu entrar no mercado nacional de iluminação, apostando na fabricação de lâmpadas de LED (sigla de diodo emissor de luz, em inglês).
Nos próximos três anos, a companhia pretende conquistar um espaço entre as cinco maiores empresas do setor instaladas hoje no Brasil. Para viabilizar essa ideia, a marca deu início a produção local no final do mês de agosto e já comercializou cerca de 10 mil unidades.
"Estamos atendendo apenas o mercado corporativo nessa primeira fase de produção, mas queremos trabalhar também com a área de iluminação pública e a residencial", explica o gerente geral de lâmpadas de LED da Lenovo, Vanderlei Ferreira.
A nova linha de produção está instalada na fábrica da CCE - companhia brasileira adquirida pela Lenovo no ano passado - situada na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas. O portfólio atual é composto por cinco linhas de produtos e pode ser ampliado no ano que vem, de acordo com os resultados inicias registrados pela empresa.
"Estamos muito otimistas e acreditamos que 2014 será muito promissor. No final deste ano, as lâmpadas destinadas para uso doméstico começam a chegar no varejo. Em termos de volume, esse será o nosso maior público", acrescenta Ferreira.
No ano passado, o mercado nacional de iluminação movimentou cerca de R$ 3,8 bilhões reunindo todas as categorias. Na ocasião, o segmento de lâmpadas de LED foi responsável pela venda de 0,5 milhões de unidades, enquanto as incandescentes registraram 250 milhões, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux).
"Acreditamos que até o ano de 2020 as lâmpadas de LED representarão cerca de 70% das vendas contabilizadas pelo mercado global de iluminação", projeta o executivo da Lenovo.
De acordo com o profissional, o projeto do governo federal para a retirada das lâmpadas incandescentes de baixa eficiência do mercado nacional, aliada ao espaço existente para o crescimento no consumo interno de lâmpadas LED, impulsionaram a marca a investir no setor.
"O grande diferencial das lâmpadas com tecnologia LED está na redução do custo operacional que elas proporcionam às empresas, assim como a economia de energia elétrica nas residências", afirma Ferreira.
O ingresso no mercado de iluminação era um desejo antigo da CCE, que começou a estudar sua viabilização há quatro anos. Após adquirir a marca, a Lenovo resolveu dar continuidade ao projeto. As primeiras unidades vendidas no País estão sendo comercializadas com o nome de FreeLed. No entanto, a companhia ainda não definiu o nome oficial nem qual será o destino da marca CCE.
Diário Comércio Indústria e Serviços – 04/11/2013
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