quinta-feira, 31 de outubro, 2013

VENDAS DOS SUPERMERCADOS CRESCEM 4,94%

As vendas reais do setor supermercadista acumulam alta de 4,94% de janeiro a setembro, de acordo com o Índice Nacional de Vendas que foi divulgado nesta terça-feira (29) pela Associação Brasileira de Supermercados - ABRAS, em entrevista coletiva para a imprensa.
Ainda de acordo com o Índice, em setembro as vendas do setor apresentaram queda de -5,12% na comparação com o mês anterior e alta de 4,81% em relação ao mesmo mês de 2012. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram queda de -4,79% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a setembro de 2012, alta de 10,94%. No acumulado do ano, as vendas nominais cresceram 11,62%.
"Apesar das expectativas tímidas para o PIB brasileiro, o setor supermercadista continua com números positivos, o que mostra que o nosso mercado continua aquecido. A manutenção dos níveis de desemprego baixo e contínuo, aumento da massa de rendimento salarial, quando comparada ao mesmo período do ano passado explicam o desempenho do setor", ressalta o vice-presidente das ABRAS, Marcio Milan.
Abrasmercado: Cesta de produtos apresenta queda de -0,92%
Em setembro, o Abrasmercado - cesta de 35 produtos de largo consumo, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS -, apresentou queda de -0,92% em relação a agosto deste ano, passando de R$ 355,85 para R$ 352,57. Na comparação com setembro de 2012, o Abrasmercado registrou alta de 6,88%.
Os produtos com maiores altas em setembro, em relação a agosto foram: leite em pó integral (3,77%), farinha de trigo (3,41%), frango congelado (2,28%) e queijo mussarela (2,08%). As maiores quedas foram impulsionadas por batata (-21,64%), cebola (-12,43%), tomate (-11,94%) e feijão (-7,60%).

Em setembro, na comparação com o mês anterior, a cesta da região Centro-Oeste foi a que apresentou a maior queda registrando -2,73%, com valor de R$ 317,26. A maior alta foi registrada pela cesta da Região Sudeste com 0,75% , com valor de R$ 336,75.
Autosserviço brasileiro apresentou queda de -1% nas vendas em volume no quarto bimestre deste ano
De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a ABRAS, o autosserviço brasileiro apresentou queda de -1% nas vendas em volume no quarto bimestre deste ano (janeiro a agosto), em comparação ao mesmo período de 2012.
A cesta de bebidas alcoólicas aponta como a principal responsável pela queda do consumo no período (-3,9%), seguida pela cesta de bebidas não alcoólicas (-2%), perecíveis (-1,4%) e mercearia doce (-1,3%). Já as maiores altas no volume de vendas foram registradas pelas cestas outros, que contém principalmente produtos de bazar (2,8%) e limpeza caseira (2,5%).

No 4º bimestre de 2013, os supermercados de pequeno porte, com 1 a 4 check-outs, foram os que apresentaram maior crescimento (0,9%). Já os de grande porte, com 20 ou mais check-outs lideraram as maiores quedas (-2,6%) seguidos pelos supermercados de 10 a 19 check-outs (-1,8%).
Os produtos que apresentaram maior crescimento em volume vendido no quarto bimestre de 2013 foram: alimentos para gatos (19,3%), tintura e rejuvenescedor para cabelos (10,9%), leite fermentado (10,7%), suco de frutas pronto para consumo (9,9%), água mineral (8,2%), sabão e detergente para roupas (7,7%). As maiores quedas foram registradas pelos seguintes produtos: bebida à base de soja (-18,5%), açúcar (-10,6%), farinha de trigo (-10,5%), sabão em barra (-9%), carnes congeladas (-7,1%), margarina (-4,9%), creme dental (-4,8%).
ABRAS - 29/10/2013
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP