segunda-feira, 09 de dezembro, 2013

Stevia Soul expande portfólio e lança no Brasil a primeira linha de chocolates e achocolatados adoçados naturalmente

Doces sem adição de açúcar ou aspartame chegam para suprir demanda por produtos saudáveis. Empresa aposta na segmentação de mercado e ações de marketing em redes sociais para aumentar em 100% suas vendas em 2014

Como reflexo da busca dos consumidores por um estilo de vida mais saudável, o mercado de alimentos diet e light tem passado por um período de expansão no Brasil. Segundo Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos (Abiad) houve um crescimento de 800% no consumo dos produtos na última década. De olho na oportunidade de desbravar um nicho ainda pouco explorado – o de versões mais saudáveis dos chocolates e achocolatados tradicionais e orgânicos - a Stevia Soul acaba de ampliar seu portfólio, apostando em produtos adoçados naturalmente com stevia.

Pioneira no plantio e extração da planta que adoça até 300 vezes mais que o açúcar refinado, a empresa paranaense desenvolveu uma extensa pesquisa de mercado para identificar os novos itens mais consumidos pelas famílias brasileiras. Segundo Janaína Bahia, gerente de marketing da empresa, o levantamento revelou que devido ao aumento do poder de compra, alimentos como achocolarados e iogurtes despontam como os que mais aparecem nos carrinhos de compras – depois dos itens básicos, como arroz, feijão, carne e café. O resultado da pesquisa serviu como pontapé inicial para a nova linha de chocolates e achocolatados da marca, pioneira em utilizar stevia como adoçante de alimentos.

Além dos já tradicionais adoçantes em sachê, líquido e culinário a base de stevia, a linha Stevita integra também cinco novos produtos: os chocolates em barra sabor chocolate ao leite, chocolate branco e chocolate com castanha de caju; o chocolate em pó e o achocolatado diet. “Temos como premissa desenvolver produtos que possam ser consumidos por toda família. E como nossos chocolates e achocolatados são adoçados naturalmente, podem fazer parte do cardápio das crianças, idosos, gestantes e qualquer pessoa que queira manter uma alimentação mais equilibrada”, destaca Janaína.

Alta segmentação

Dentre as estratégias para o lançamento dos produtos, a Stevia Soul aposta na segmentação de mercado combinada com campanhas de marketing em redes sociais e ações de degustação em eventos específicos. Sua comunicação visual será voltada para atingir como público-alvo as mulheres de 30 a 60 anos, principais responsáveis pelas compras da família. A empresa, no entanto, não descarta a comunicação com outros perfis de consumidor. “Apesar do alto poder de decisão do target feminino, nossa proposta não é restringir nossas campanhas, mesmo porque o objetivo é que os produtos estejam na mesa e acessíveis a toda família”, pontua a gerente de marketing.

Outra proposta da marca para trabalhar o lançamento dos produtos foi o investimento em branding. A ideia foi criar uma identidade visual entre todos os itens da linha Stevita, por meio de embalagens que seguem a mesma linguagem no design. “Exploramos como recursos as linhas curvas, além de elementos como as gotas, folhas e cores que remetem à natureza. Tudo isso faz um link direto com a linha Stevita e a stevia, sua principal matéria prima”.

Apostando no boca a boca digital como recurso importante no lançamento de seus novos chocolates e achocolatados, a Stevia Soul investe ainda em ações promocionais em redes sociais, como o Facebook, além de manter seu site oficial como importante canal de comunicação com o público final e vendedores.

Dentro dos investimentos em mídia offline, a empresa participa dos mais tradicionais eventos e feiras do mercado para apresentar as novidades aos revendedores. “Nesse sentido, nossos parceiros comerciais e equipe interna fazem toda a diferença. O boca a boca é ainda mais relevante quando o assunto é comida”, explica Janaína, que prevê para 2014 o lançamento de novas versões para os chocolates em barra, entre outros produtos, além de prever um crescimento de 100% no faturamento da empresa.

Sobre a Stevia Soul – A marca brasileira completa 25 anos de vida, mais saudável do que nunca. Criada em 1988, a Stevia Soul foi a primeira indústria do ocidente a ter uma plantação própria para processar a folha de stevia – lançando no mercado brasileiro o primeiro adoçante realmente saudável. Ao longo dos anos a empresa expandiu sua atuação e oferece aos consumidores do Brasil, Estados Unidos, Espanha, Oriente Médio, Paraguai, Peru e Uruguai uma variedade de produtos, tendo as marcas Stevita, Fit Sucralose e Dolce Vita como seus carros-chefes.
Portal de noticias Segs - 08/12/2013
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