Wednesday, July 29, 2020

Lucro ajustado do Carrefour Brasil dispara 75% no 2º trimestre

A unidade local do grupo varejista francês Carrefour anunciou nesta segunda-feira (27) que lucrou R$ 713 milhões de abril a junho, ante R$ 408 milhões em igual intervalo de 2019, segundo o balanço.
O desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado avançou 27,5% ano a ano, para R$ 1,42 bilhão, após ganhos de eficiência mesmo em um cenário mais desafiador, com a margem Ebitda ajustada subiu para 9% ante 8,1% um ano antes.
As vendas brutas, excluindo gasolina, aumentaram 18,3% no trimestre para R$ 17,3 bilhões, sendo que R$ 11,8 bilhões vieram da unidade de atacarejo Atacadão e R$ 5,5 bilhões da bandeira Carrefour. No formato mesmas lojas, descontando o efeito calendário e as vendas de gasolina, o resultado consolidado cresceu 14,9% na comparação anual.
"E as vendas de julho estão seguindo a mesma tendência do segundo trimestre, então esperamos que o terceiro trimestre também mostre um crescimento forte", afirmou a jornalistas o diretor vice-presidente de finanças do Carrefour Brasil, Sébastien Durchon.
Assim como o rival GPA, controlado pelo também francês Casino, o Carrefour Brasil têm investido pesado nos últimos anos no formato atacarejo. Excluindo gasolina e efeito calendário, o Atacadão registrou alta de 8,6% em vendas mesmas lojas no trimestre, marcando maior avanço trimestral desde que a companhia abriu capital, em 2017. A margem bruta da divisão subiu 0,5 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2019, para 15,7%.
Já na divisão Carrefour, o crescimento mesmas lojas foi de 30,3%, enquanto a margem bruta passou de 25,6% para 26,8%. O comércio eletrônico total disparou 94% ano a ano, para R$ 918 milhões. Só as vendas online de alimentos saltaram 377% entre abril e junho, conforme as medidas de isolamento social impulsionaram compras pela internet.
"Nossa operação de ecommerce alimentar se aproximou de um ponto de equilíbrio (breakeven) em junho", disse Durchon. "A penetração do online em vendas de alimentos era menos de 1% antes da crise e subiu para quase 8% em junho... É uma mudança sem volta", explicou o executivo.
As ações do Carrefour Brasil acumulam alta de pouco mais de 8% em julho, superando o desempenho do rival GPA, que avançou cerca de 6% no mesmo período.
abras - 28/07/2020
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