Tuesday, August 12, 2014

Ambev vai ter rede nacional de bares

A Ambev vai ampliar de forma acelerada a sua franquia "Nosso Bar" no segundo semestre deste ano, de atuais 869 unidades para 1,5 mil até dezembro. A franquia foi lançada em São Paulo em 2011, tendo como foco bares populares de pequeno porte. O projeto já foi estendido para o interior de São Paulo e começa a funcionar no Rio de Janeiro.
Ricardo Rolim, diretor de relações institucionais, sustentabilidade e comunicação da Ambev, disse que a companhia define até outubro um plano para expandir a rede de franquias para outros Estados. A Ambev não divulga o número de unidades a que pretende chegar no longo prazo. "Esse número é só o começo, nossa meta é ambiciosa", resume Rolim. O executivo disse que a expectativa é que Nosso Bar se torne a maior franquia da Ambev, por se tratar de bares de custo mais baixo, com investimento inicial a partir de R$ 28 mil.
Por esse modelo de franquia, donos de bares têm acesso a treinamentos do Sebrae. A Ambev faz a compra coletiva de móveis, equipamentos e instrumentos de trabalho para os franqueados, o que reduz os custos de instalação da unidade. De acordo com a Ambev, o faturamento do bar aumenta em média 40% com a franquia.
A Ambev possui sete modelos de franquias e um total de 2 mil unidades franqueadas. De acordo com a companhia, o volume de receita gera com esse modelo é baixo, considerando que a companhia fornece bebidas alcóolica e não alcoólicas para 1,2 milhão de pontos de venda em todo o país.
Ontem, a Ambev divulgou para órgãos de imprensa o lançamento de uma nova campanha institucional, que envolverá a divulgação de vídeos na internet e propaganda em veículos impressos e TV. O slogan da companhia neste ano será "Juntos por um mundo melhor" e terá depoimentos de franqueados e pessoas que participaram de projetos de sustentabilidade da companhia. A campanha inclui informações sobre projetos de consumo responsável de bebidas alcóolicas, projetos de conservação ambiental, treinamento de donos de bares e concursos de novos talentos na música popular.
A campanha foi produzida pela Loducca e o valor investido é mantido em sigilo pela Ambev. Antes disso, em 2010, a companhia fez a sua primeira campanha institucional, com o lema "Feita por gente e sonhos", com depoimentos de funcionários sobre sonhos realizados na companhia. "O objetivo é inspirar outras pessoas a conversar e fazer mudanças", afirmou Pedro Earp, vice-presidente de marketing da Ambev. O executivo acrescentou que os projetos de sustentabilidade atenderam mais de 7 milhões de pessoas no país.
Valor Econômico - 12/08/2014
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