terça-feira, 16 de abril, 2024

Fábrica da Basf em Camaçari recebe certificação inédita na América do Sul

O Complexo Acrílico da Basf em Camaçari, na Bahia, é a primeira unidade de produção da empresa na América do Sul a obter a Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC Plus) para a produção de produtos com balanço de biomassa ou com o selo Ccycled, utilizando matérias-primas sustentáveis por meio da abordagem de balanço de massa. Estes produtos oferecem o mesmo desempenho e qualidade que os produtos convencionais, com o benefício adicional de ter uma menor pegada de carbono e contribuir para a reciclagem de resíduos.
Na localidade são produzidos Ácido Acrílico, Acrilato de Butila e Polímero Superabsorvente (SAP), insumos utilizados em diversas indústrias, como adesivos, construção civil, higiene e produtos de pintura.
“Estamos muito satisfeitos em alcançar este importante marco de sustentabilidade para a Basf na América do Sul. A equipe gerenciou com sucesso um trabalho intenso, com a realização de uma série de auditorias, o que permitiu a conquista da certificação de forma eficiente em um curto espaço de tempo”, afirma Marcos Ferreira de Carvalho, vice-presidente do Negócio de Petroquímicos da Basf para América do Sul. “O padrão ISCC Plus permite a venda de diferentes soluções sustentáveis, que vão desde produtos com balanço de biomassa até produtos Ccycled, sem comprometer a conhecida qualidade da Basf “.
“Agregar matérias-primas sustentáveis ao nosso processo produtivo possibilita a transformação progressiva da sustentabilidade nas diferentes cadeias de valor da química e contribuindo com o polo de inovação do estado da Bahia”, afirma Tânia Oberding, diretora Industrial do Complexo Acrílico da Basf.
- Matérias-primas
A abordagem de balanço de massa considera as matérias-primas recicladas ou renováveis como alternativas aos recursos fósseis no início da sua cadeia de valor. O órgão certificador realiza auditorias anuais para garantir que o processo segue de acordo com os critérios. A certificação é aplicada pela ISCC, uma organização internacional e independente, especializada em sustentabilidade e pegada de carbono, que apoia cadeias de suprimentos sustentáveis, totalmente rastreáveis, livres de desmatamento e favoráveis ao clima.
A unidade produtiva da Basf em Camaçari, bem como as demais localidades na América do Sul, contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU por meio de produtos e soluções ao longo da cadeia de valor e junto com parceiros. As principais contribuições estão nos quesitos: Fome Zero; Igualdade de Gênero; Água potável e saneamento; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Consumo e produção responsáveis e Ação contra a mudança global do clima.
Além disso, em 2023, mais de 700 mil pessoas foram beneficiadas pelas mais de 200 ações de engajamento social realizadas pela Basf na América do Sul. O impacto partiu tanto da rede de parceiros da empresa, como também de seu programa de voluntariado, que conta com cerca de mil colaboradores nos países da região.
- Sobre a divisão petroquímica
A divisão Petroquímica é o ponto de partida para as cadeias de valor de base petroquímica da Basf em todo o mundo. Operamos uma base de ativos altamente competitiva com as melhores tecnologias e foco em segurança e excelência operacional. Com seis unidades da Verbund e vários locais de produção importantes, estamos próximos de nossos clientes e presentes nos maiores mercados químicos do mundo.
A divisão fornece produtos químicos de alta qualidade para as diversas cadeias de valor da empresa e para uma ampla gama de indústrias de clientes, contribuindo para o crescimento orgânico do volume da Basf. Nosso portfólio inclui produtos cracker, gases industriais, acrílicos, polímeros superabsorventes, espumas estirênicas, óxidos de alquileno, glicóis, álcoois, solventes e plastificantes. Mais informações estão disponíveis on-line em Petrochemicals.
Encontre mais informações sobre os produtos Biomass Balanced e CCycled em:
https://www.basf.com/global/en/who-we-are/sustainability/we-drive-sustainable-solutions/circular-economy/mass-balance-approach.html
https://www.industrianews.com.br/2024/04/fabrica-da-basf-em-camacari-recebe-certificacao-inedita-na-america-do-sul/ IndústriaNews - 15/04/2024
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP