segunda-feira, 21 de agosto, 2023

BYD abrirá centro de desenvolvimento em Salvador, braço das fábricas na Bahia

A montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) anunciou nesta quinta-feira (17) que abrirá um centro de desenvolvimento de tecnologia em Salvador, na Bahia, para trabalhar em um veículo híbrido flex, a ser produzido no Brasil.
A empresa anunciou em julho que terá três fábricas no município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, em complexo industrial em que estava instalada a fábrica da Ford. A montadora americana deixou o país em janeiro de 2021, encerrando a produção no maior Polo Industrial da Bahia.
“Vamos trazer especialistas para inaugurar um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador, para transformar a região em um ‘Vale do Silício’ brasileiro”, disse Tyler Li, presidente da BYD no Brasil.
O anúncio foi feito em evento da montadora em São Paulo, com presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
“Temos uma reforma tributária em curso. E a postura do presidente Lula é de que incentivos aconteçam para estimular a vinda desse tipo de investimento”, disse o governador.
“Celebramos esse anúncio com muita alegria. Temos todo o interesse que o Brasil seja estimulado com medidas como essa, de formação de profissionais e pesquisadores. A BYD deixará ao Brasil e à Bahia a possibilidade de formação de emprego e renda, mas também a presença de profissionais desenvolvendo essas pesquisas aqui”, afirmou.
O Governo da Bahia está em tratativas finais para substituir a Ford pela BYD no Complexo Industrial de Camaçari. O terreno é poder público, mas ainda há uma negociação em curso para ressarcir a Ford pelas melhorias feitas. Quando for efetuada a retomada, o local pode ser repassado para a BYD.
Segundo o governador Rodrigues, a estimativa do governo é de que até outubro as obras de adequação por parte da BYD possam começar.
De acordo com o governo, mais de cinco mil empregos diretos serão gerados pela BYD. A empresa investirá R$ 3 bilhões para instalar as três fábricas, e a expectativa é de que a produção inicie no segundo semestre de 2024.
https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/08/17/byd-abrira-centro-de-desenvolvimento-em-salvador-como-bracos-de-fabricas-na-bahia.ghtml g1 - 17/08/2023
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP