terça-feira, 05 de dezembro, 2023

CSN sai da indústria para o varejo da construção civil com franquias de bairro

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) abriu uma frente de negócios no varejo com a criação da Rede Fortaço, acompanhando uma tendência da indústria em lançar modelos direct to consumer (DTC).
A Fortaço é uma rede de franquias de material de construção, com ofertas que vão desde materiais básicos, como cimento, até acabamentos. O foco do empreendimento da CSN é conquistar espaço junto às lojas de bairro, oferecendo benefícios ao proprietário e ao consumidor.
“A chegada da Rede Fortaço é um marco significativo no cenário do varejo de materiais de construção brasileiro”, assinala Cláudio Fortuna, diretor comercial da Rede. “Estamos trazendo não apenas produtos de alta qualidade, mas também a experiência adquirida em anos de operação em outros segmentos, para ajudar as empresas a expandirem e a crescerem mais rapidamente do que se estivessem operando de forma independente. A nossa proposta é transformar a loja da vizinhança em um ‘lojaço’, trazendo profissionalismo, tecnologia e qualidade no atendimento e nos produtos”, ressalta.
- Tendência
A chegada ao varejo da gigante do aço é uma tendência forte da indústria. A Hering marcou tão bem a sua transição que, hoje, poucos consumidores se recordam do início da marca apenas como fábrica de roupas. Assim também a Havaianas.
Mais recentemente, outras grandes companhias entenderam os benefícios de estarem próximas do consumidor e também lançaram as suas marcas no varejo. Um exemplo é a Swift, do Grupo JBS. Presente nos supermercados com grande variedade de carne congelada, foi para o varejo físico e online. Hoje, são mais de 100 lojas no Estado de São Paulo, com foco na oferta de cortes e proteínas. Isto porque a Swift também comercializa carne à base de plantas, sobremesas, frutas e legumes. O portfolio, hoje, é composto por cerca de 400 produtos.
A Nestlé, maior empresa global de alimentação, também seguiu por esse caminho, ampliando sua influência no varejo com a compra do Grupo CRM, controlador de Kopenhagen, Cacau Brasil e Kop Koffe, depois de já ter adquirido experiência com a Nespresso. Com a aquisição, estimada em R$ 4,5 bilhões, passou a operar as mais de mil lojas das marcas, entre corporativas e franqueadas, físicas e virtuais.
Para Jean Paul Rebetez, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, existem pelo menos quatro benefícios para a indústria na abertura de uma frente de negócios no varejo, que foram abordados no artigo “DTC: a experiência completa“.
São eles: as marcas chegam mais rapidamente ao mercado, utilizando-se de canais próprios, passam a ter acesso a dados e a comportamentos de consumo diretamente, aprimoraram a experiência do consumidor de ponta a ponta e melhoram suas margens de lucro sem intermediações, da ordem de “16% no atacado e até 40% no varejo”, aponta o consultor. “O controle das marcas passa a ser muito mais eficiente e alinhado com a estratégia e proposta de valor”, afirma Rebetez no artigo.
Lição aprendida com sucesso, a Seara, também do Grupo JBS, inaugurou o seu primeiro restaurante gourmet no Aeroporto Internacional de Guarulhos em 22 de novembro. Batizado “The Experience”, o portfólio inclui ícones da marca transformados em receitas, cujas opções atendem desde o café da manhã ao lanche rápido.
Gigante da tecnologia, a chinesa Huawei também migrou para o atendimento direto ao consumidor, com lojas próprias e, a exemplo da Apple, buscando oferecer experiências diferenciadas aos seus clientes.
https://mercadoeconsumo.com.br/05/12/2023/franquias/csn-sai-da-industria-do-aco-para-o-varejo-da-construcao-civil-com-franquias-de-bairro/ Mercado & Consumo - 05/12/2023
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP