segunda-feira, 22 de agosto, 2022

Oportunidade para o Varejo

Os produtos congelados estão entre os destaques da categoria de pratos prontos, impulsionados pela busca por praticidade no preparo de alimentos. Na visão da indústria, ainda há um largo espaço de crescimento para o segmento, que pode ser potencializado por uma nova forma de trabalho no ponto de venda. "O varejo pode melhorar a exposição dando maior espaço em suas gôndolas e também em suas mídias. O setor possui ferramentas de alcance de muitos clientes e a utilização dessas ferramentas, voltadas para linha de pratos pontos, podem alavancar o nível de consumo desses produtos", afirma Mauricio Deliberaes, gerente de vendas da Copacol no mercado interno.
Na visão da marca Catupiry, a ampliação do mix também contribui, visto que o consumidor busca variedade. "Além de aumentar a exposição desta categoria nos freezers, melhorar a comunicação, como sugerir aos seus clientes a ocasião de consumo, harmonizações e benefícios", complementa Diane Nascimento, marketing sênior da Catupiry.
- Desafios da Categoria
Segundo Rafael Palmer, Diretor de Marketing de Alimentos Preparados da Seara, os produtos congelados têm registrado taxa de crescimento anual na casa de dois dígitos - o que deve se estender para os próximos anos. No entanto, ainda são observados alguns desafios, como a desmistificação da categoria. "Diferente do que muitos imaginam, o processo de congelamento das refeições não faz com que os produtos percam o sabor. O congelamento é uma forma eficiente de manter sabor e textura", analisa o executivo.
Para Mauricio, da Copacol, o principal diferencial dos congelados é a maior durabilidade, ocasionando menores perdas para os supermercadistas.
Já em relação aos desafios, Diane, da Catupiry, destaca a conquista do consumidor, para gerar a primeira experiência com o produto, e a concorrência com a crescente adesão ao delivery.
- Canais em Potencial
De acordo com a Copacol, os principais canais de venda para pratos prontos são supermercados, hipermercados, cash & carry e lojas de conveniência. No entanto, o shopper da categoria - cada vez mais ligado à tecnologia - também passou a comprar online. "O varejo online é a tendência dos últimos tempos, como e-commerces, sites próprios e até as redes sociais podem funcionar como canal de compra. Por isso, entendemos que podem trazer boas oportunidades nesta categoria", avalia Diane.
Outra oportunidade, segundo a Seara, é a entrada dos pratos prontos em novas ocasiões de consumo, como as datas comemorativas. Esta, inclusive, tem sido a aposta da marca na ampliação de seu portfólio, com a linha Seara Gourmet. "O shopper de pratos prontos transita em todos os perfis dos brasileiros. Desde a dona de casa que tem a lasanha como o grande trunfo para um dia mais corrido, até as pessoas mais exigentes, que amam o ritual de uma experiência gastronômica diferenciada", ressalta Rafael Palmer.
https://www.gironews.com/revista-tematica/oportunidade-para-o-varejo-69269/ Giro News - 15/08/2022
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP