quinta-feira, 30 de setembro, 2021

Novo Cenário de Consumo

Nove tendências devem nortear o futuro do consumo de alimentos. São elas: frescor, saúde, gosto, conveniência, estilo de vida ético, transparência, experiência, personalização e artesanal. As tendências foram identificadas pelo estudo "Taste Tomorrow", realizado pela Puratos, fabricante de produtos para panificação, confeitaria e chocolate, em 44 países, incluindo o Brasil.
Segundo a pesquisa, a pandemia trouxe novos hábitos aos consumidores, que passaram a priorizar alimentos frescos, saudáveis, de origem local e produzidos artesanalmente. Informações claras nos rótulos e facilidade no momento de fazer o pedido também ganham destaque entre as novas exigências.
- Compras Online
Para Vitor Campos, Diretor de Marketing da Puratos, a pandemia acelerou ainda mais o comportamento do consumidor, que já vinha mudando rapidamente. "O estudo Taste Tomorrow 2021 identificou, por exemplo, que hoje 44% dos brasileiros já compraram pães de forma online, enquanto em 2018 este número era de apenas 26%. Já para confeitaria, principalmente impulsionada pela venda de bolos online, esse número chega a 54% dos brasileiros, contra apenas 32% em 2018."
O total de pessoas que fazem bolo em casa pelo menos uma vez a cada duas semanas passou de 21% em 2018 para 29% este ano.
- Redução no Consumo
No estudo, também foi observada uma redução na frequência de consumo de algumas categorias. "Enquanto em 2018, 85% dos brasileiros afirmavam comer pães pelo menos uma vez por semana, esse número caiu para 81%. Biscoitos e cookies sofreram redução de 49% para 41% no período. Já doces e confeitaria monoporção cresceram em frequência, de 28% em 2018 para 41% este ano."
Apesar da redução, o Brasil continua sendo o país da América do Sul com a maior frequência de consumo de pães e, por isso, deve chamar a atenção de grandes indústrias de panificação, afirma o diretor. "É a hora de apostar em produtos com propostas de fermentação natural e adição de grãos e sementes, que são identificados pelo consumidor como saudáveis e gostosos", conclui Vitor.
Giro News - 30/09/2021
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP