quarta-feira, 15 de fevereiro, 2017

Excesso de água na laranja dilui suco produzido pelo Brasil

(Bloomberg) -- O Brasil, maior exportador de suco de laranja do mundo, está produzindo laranjas com níveis excessivos de água pela segunda safra seguida e não há fim à vista para o problema.
A causa principal é a doença greening, que forçou os produtores a mudarem a forma e o lugar de cultivo da fruta. As empresas brasileiras espremeram 288,93 caixas de laranjas para produzir uma tonelada de suco na temporada que começou em julho, enquanto a média histórica é de 250 caixas, informou a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) em comunicado, na segunda-feira.
Em comparação, durante a safra altamente produtiva de 2002-2003 no Brasil, o setor conseguia a mesma quantidade de suco com apenas 224 caixas, mostram dados da CitrusBR. Não há sinal de melhora nos próximos anos, disse o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto, por telefone.
"Acreditamos que 275 caixas por tonelada será a nova média a partir de agora", disse Netto.
O greening, que faz as frutas encolherem ou caírem precocemente das árvores, apareceu no Brasil em 2004. A doença forçou os produtores a destruírem milhões de árvores para impedir que a bactéria se espalhasse e provocou a transferência da produção de laranja para outras partes do Estado de São Paulo, principal área de cultivo do país.
"A fruta está sendo cultivada em áreas mais frias ou em lugares que exigem irrigação", disse Juliano Ayres, gerente do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), em entrevista por telefone. "Isso resultou em uma fruta maior, contudo, com mais água dentro."
A safra brasileira do ano passado foi a menor em mais de duas décadas em meio à doença e ao impacto do fenômeno climático El Niño. A seca reduziu os rendimentos nas principais áreas produtivas de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais. A baixa rentabilidade também levou os pequenos produtores brasileiros a deixarem o mercado.
A safra da Flórida, nos EUA, segunda maior produtora de suco de laranja do mundo, se contraiu durante anos por causa da doença que ataca plantações de cítricos e deverá encolher ainda mais, possivelmente gerando a menor colheita em cinco décadas. Os contratos futuros do suco de laranja subiram 23 por cento nos últimos 12 meses nas negociações em Nova York devido aos problemas de oferta.
Bloomberg - 14/02/2017
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP