sexta-feira, 02 de setembro, 2016

Vendas Pela Internet Crescem 5,2%

A Ebit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico, apresentou hoje o 34º WebShoppers, relatório sobre o setor no Brasil. O estudo informa que no primeiro semestre de 2016 as vendas pela Internet alcançaram um faturamento de R$ 19,6 bilhões, o que representa um crescimento nominal de 5,2% na comparação com o mesmo período no ano passado. Os principais fatores que puxam esse crescimento são: o aumento de 7% no valor do tíquete médio, ficando em R$ 403,46, crescimento puxado pela alta de preços registrada pelo Índice FIPE/Buscapé; maior participação das classes AB; e a manutenção das vendas de categorias de produtos de maior valor, como "Eletrodomésticos" e "Telefonia/Celulares".
Queda no Volume de Pedidos
No entanto, com o aumento do desemprego e enfraquecimento das compras feitas pela classe C, houve queda de 2% no volume de pedidos na comparação com o ano anterior. No total, foram contabilizados 48,5 milhões de encomendas virtuais. Por outro lado, a renda média familiar dos consumidores online aumentou em 11%, alcançando R$ 5.174. Neste semestre verificou-se uma mudança na preferência dos produtos adquiridos. A categoria "Livros, Assinaturas e Apostilas" (14%) assumiu a liderança em volume de pedidos. A estimativa de vendas até o final do ano se mantém de acordo com o previsto pela Ebit no começo de 2016. O faturamento deverá totalizar R$ 44,6 bilhões, um crescimento nominal de 8% ante 2015 e o número de pedidos poderá chegar a 106,5 milhões.
Smartphones Lideram Buscas dos Consumidores
Já na pesquisa sobre o ciclo de compra na Internet, uma pergunta abordava quais produtos foram comprados no e-commerce nos últimos três meses. Celular/Smartphone foi o campeão, com 26% da preferência, seguido por Moda Feminina/Acessórios (19%), Moda Masculina/Acessórios (15%), Perfume (12%) e Esporte e Lazer (11%). No item líder de vendas, por exemplo, verificou-se que em média as pessoas demoram 16 dias para tomar a decisão de adquirir ou não o produto.
Estado de São Paulo é o que Mais Fatura no E-commerce
O estado é o que tem maior faturamento no comércio eletrônico no Brasil. No primeiro trimestre de 2016 atingiu R$ 3,6 bilhões, segundo pesquisa da FecomercioSP em parceria com a Ebit para o relatório WebShoppers. Porém, a quantia representa uma queda real de 7,4% na comparação com os R$ 3,9 bilhões registrados no mesmo período de 2015. A região Sudeste é também a mais forte em participação nas vendas (Ebit), detendo no primeiro semestre 64,5% do todo. Apesar da retração no início do ano, a perspectiva das entidades é de melhora nas vendas do varejo geral no segundo semestre. Datas como Black Friday e Natal também deverão colaborar com um melhor desempenho do e-commerce.
Giro News
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