sexta-feira, 15 de julho, 2016

Consumidor acha difícil manter alimentação saudável

Embora valorizem hábitos saudáveis de vida, os consumidores ainda encontram dificuldades para colocá-los em prática. Em pesquisa realizada pela Centrum e pela área de inteligência de mercado da Editora Abril, 93% dos entrevistados afirmaram estar cientes de que deveriam ingerir uma quantidade maior de algum alimento. Entre os mais citados, estão sementes (59% do total), frutas (45%), integrais (44%) e verduras/legumes (40%). O estudo contou com participação de pessoas a partir de 25 anos, das classes A, B e C, de todas as regiões do País.
Outra constatação é que 96% não conseguem incorporar ao dia a dia hábitos como comer a cada três horas, praticar exercícios físicos e ter um hobby. O principal motivo é a falta de tempo, citada por 29% das pessoas. Outros 20% acham difícil realizar tais atividades. E mais: 47% dizem não sentir-se tão saudável quanto gostariam, enquanto 45% sentem-se culpados quando não comem da maneira considerada adequada.
Boa parte dos entrevistados sabe das consequências de não colocar em prática comportamentos associados à saúde e à qualidade de vida. Quase metade afirma que isso resulta em falta de energia, 45% apontam o mau funcionamento do intestino e 37%, cansaço.
Os supermercadistas podem ajudar os clientes com dicas para facilitar a adoção de hábitos mais saudáveis. Veja algumas ideias:
• Entre as maiores dificuldades dos brasileiros, está comer a cada três horas. Aponte por meio de cartazes produtos práticos e fáceis de carregar para serem consumidos nesses momentos. Por exemplo: porções individuais de biscoitos ou torradas – integrais ou acrescidos de cereais; mix individual de oleaginosas como castanha do Pará e nozes; porções já lavadas ou picadas de frutas (prefira as que não ficam escuras após cortadas); porções de cenoura baby; iogurtes individuais; bebidas de 200 ml light ou sem açúcar; e assim por diante
• Se sua loja contar com um nutricionista, você pode pedir a ele para criar opções de lanches. A ideia é sugerir diferentes combinações e/ou formar kits para facilitar a vida do cliente
• É possível ainda incentivar a prática esportiva. Faça parceria com academias e escolas de dança ou de capoeira do bairro para conceder descontos aos clientes do supermercado. Para ter direito ao benefício, eles podem apresentar, por exemplo, três cupons de compras feitas na loja. A ideia é comprovar que a pessoa frequenta o supermercado para ter direito ao benefício
• Caso a loja esteja localizada em uma região comercial, uma ideia é incluir no sortimento opções de saladas prontas para o almoço. Use cartazes para divulgar a presença do produto na gôndola
• Outro ponto importante é lembrar o cliente de beber água diversas vezes durante o dia. Sua loja pode oferecer várias opções de embalagens para diferentes momentos de consumo
• Também é interessante distribuir material com dicas para as refeições principais. O jantar, por exemplo, deve contemplar alimentos mais leves, como grelhados e saladas
• Sempre que possível promova palestras sobre alimentação e hábitos saudáveis. A iniciativa pode ser implementada em parceria com os fornecedores. O mesmo serve para aulas de culinária que tenham como foco pratos mais nutritivos
Supermercado Moderno
Produtos relacionados
Ver esta noticia em: english espanhol
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP