segunda-feira, 01 de fevereiro, 2016

Hypermarcas vende negócio de preservativos

A brasileira Hypermarcas e a inglesa Reckitt Benckiser, mais conhecida no Brasil pelas marcas de produtos de limpeza Veja e Vanish, anunciaram na noite de sexta-feira um negócio de R$ 675 milhões. Pelo acordo, a Reckitt comprou a operação de preservativos da Hypermarcas, que inclui as marcas líderes Jontex e Olla, além da linha Lovetex.
A venda da divisão faz parte da estratégia da Hypermarcas de concentrar-se no setor farmacêutico e integra um plano de redução de endividamento. Em novembro, a companhia vendeu sua operação de cosméticos para a multinacional franco-americana Coty por R$ 3,8 bilhões.
A Hypermarcas informou em comunicado que os recursos de ambas as operações serão usados na redução de seu endividamento líquido, que estava em aproximadamente R$ 3,3 bilhões em setembro de 2015, e ainda levarão a "uma posição líquida de caixa 'positivo' pro forma de cerca de R$ 1,1 bilhão". A companhia tem intenção de se desfazer também de sua divisão de fraldas descartáveis, que inclui a marca Pompom, e é avaliada em cerca de R$ 1,5 bilhão.
Do lado da Reckitt, a aquisição reforça o portfólio de produtos de cuidados com a saúde no país. A companhia começou a vender preservativos no Brasil em 2014, com a marca Durex, e divulgou, na ocasião, meta de liderar a categoria em quatro a cinco anos, posição que alcança agora com Jontex e Olla. A compra ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). As vendas líquidas de Jontex, Olla e Lovetex em 2014 foram de R$ 100 milhões.
A Reckitt pagou na sexta-feira 20% do total de R$ 675 milhões. Os 80% restantes serão desembolsados no fechamento da operação, que está sujeito a determinadas condições precedentes estabelecidas no contrato.
A Hypermarcas ainda informou na sexta-feira que a Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica, subsidiária integral da companhia, adquiriu o controle da Neolatina Comércio e Indústria Farmacêutica que pertencia ao Toscana II Fundo de Investimento em Participações e a Cleonice Barbosa Limírio Gonçalves.
A operação configura um negócio entre partes relacionadas. O FIP Toscana tem como cotistas um grupo de acionistas que faz parte do bloco de controle da empresa. São eles: Marcelo Henrique Limírio Gonçalves, Marcelo Henrique Limírio Gonçalves Filho, Luana Barbosa Limírio Gonçalves e Cleonice Barbosa Limírio Gonçalves.
Além disso, Marcelo Henrique Limírio Gonçalves e Marcelo Henrique Limírio Gonçalves Filho são membros do conselho de administração da Hypermarcas e, segundo a empresa, se abstiveram na votação que aprovou o negócio.
A Brainfarma pagará aos vendedores R$ 60 milhões. As negociações envolveram uma fábrica e um terreno da Neolatina em Anápolis (GO).
Valor Economico - 01/02/2016
Produtos relacionados
Outras noticias
DATAMARK LTDA. © Copyright 1998-2024 ®All rights reserved.Av. Brig. Faria Lima,1993 3º andar 01452-001 São Paulo/SP